Programa de Formação e Pesquisa de Produção de Arroz em Sistemas de Base Ecológica (PEPABE)


A elaboração do Programa foi estimulada pelas organizações ligadas à produção de arroz orgânico dos assentamentos da Reforma Agrária do estado do Rio Grande do Sul, como a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) e a Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), junto ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Viamão. 
No experimento está incluso a formação dos produtores, com atividades teóricas e práticas sobre a produção de sementes de arroz e o manejo das variedades. Também é ofertado formação para facilitadores, ou seja, técnicos, coordenadores de grupos de produção, direção de cooperativas e coordenadores de projetos. Consiste em rodas de conversa sobre temas estratégicos a fim de sistematizar orientações de manejo para os sistemas de produção de arroz de base ecológica, ancoradas principalmente na redução de perdas e ganho de fertilidade.

População total do estado.10.693.929 (censo 2010), 11.466.630 estimada em 2021

População urbana9.100.291

População rural1.593.638

Estimativa de público beneficiário pela política estadual300 famílias (Grupo Gestor do Arroz Ecológico - MST/RS), 5000 ha de arroz em todo estado, 5 unidades de observação na região metropolitana

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaPrograma ou Projeto

Principal ente executor/gestorSociedade civil

Principal ente financiadorNão se aplica (n/a)

Orçamento anualnão existe orçamento específico, conta com projeto de extensão e apoio de instituições de ensino, pesquisa e extensão estaduais e federais: UFRGS, IFRS, IRGA, EMATER

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Vigente (existe e possui estrutura pública para sua operação, mas seu orçamento é incerto)

Anexos