Fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APL's)
No Plano Safra da Agricultura Familiar Paraibana (2021-2022), elaborado pela Secretária da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEDAFS), dentro do conjunto de políticas públicas apresentadas, está o apoio aos Arranjos Produtivos Locais APL's considerados estratégicos para a agricultura familiar na Paraíba: Algodão, Avicultura Alternativa, Fruticultura – Agroecológica, Caprinovinocultura, Mandiocultura - Tubérculos, Fruticultura - Coco, Arroz Vermelho, Fruticultura – Caju, Piscicultura e Apicultura.
São 10 APL's e dentre eles, destaque para o APL da Cajucultura - ação já em curso, desenvolvida em todos os municípios paraibanos, com distribuição de um milhão de mudas entre agricultores familiares que possuam de 0,5 a 2 hectares de terra. O objetivo do governo é a recuperação desta atividade que poderá se tornar uma fonte de renda para as famílias agricultoras, uma vez que, no passado, a Paraíba já teve uma área de 14 mil hectares de terras produzindo caju, mas, devido às secas consecutivas, foi reduzida para cerca de três mil hectares.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020), a Paraíba é o 6º estado que mais produz castanha de caju no país, com 823 toneladas/ano, numa área total de 6.194 hectares – o que representa 258 kg/hectares.
Serão R$ 2.500.000,00 investidos pelo Estado, para aquisição e distribuição de 714.286 mudas de cajueiro das cultivares CCP-76 e BRS 226, como parte do programa: “Recuperação, Expansão e Fortalecimento Cajucultura na Paraíba”.
Esta ação beneficiará mais 3.500 Famílias Agricultoras com mudas para implantação nos estabelecimentos rurais de 0,25 a 2,0 hectares das cultivares CCP-76 e BRS 226.