Política Estadual de Agroindústria Familiar do Estado do Paraná


A Política Estadual de Agroindústria Familiar tem por finalidade a agregação de valor, o incremento à geração de trabalho e renda para os agricultores familiares e a busca da segurança alimentar e nutricional da população, em bases sustentáveis.
A Política Estadual de Agroindústria Familiar tem como objetivo a implantação e desenvolvimento de agroindústrias familiares em todas as regiões do Estado, possibilitando a geração de empregos e renda para melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Para isso, utilizará os seguintes instrumentos: crédito rural e/ou industrial, tanto para custeio, capital de giro e/ou investimento; regularização da atividade e dos produtos sob a ótica jurídica, sanitária, fiscal e ambiental; o ensino, a pesquisa e a assistência técnica voltados à produção, gestão, industrialização, mercado e comercialização; a certificação e criação de um selo; e a capacitação profissional.
Define-se também que a comercialização geral será de no mínimo 40% dos recursos destinados a gêneros alimentícios para o suprimento de órgãos e entidades estaduais, por meio de chamada pública direcionada a agricultores familiares, com um limite máximo anual de pagamento a cada agricultor a ser definido pelo Poder Executivo.

Número da política (se houver)Lei n° 17.599 de 12 de junho de 2013

População total do estado.11.597.484

População urbana8.912.692

População rural1.531.834

Estimativa de público beneficiário pela política estadual18 mil agroindústrias familiares.

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaLei

Principal ente executor/gestorGoverno Estadual

Principal ente financiadorGoverno Estadual

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Vigente (existe e possui estrutura pública para sua operação, mas seu orçamento é incerto)

Anexos