Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA)
Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)
E-mail da organizaçãoarparegional@gmail.com
Telefone da organização(65) 998059685
Palavra(s)-chave associada(s) à experiênciaMulheres e Feminismos, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas
Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?
- Mulheres
- Dirigentes
- Jovens filhos/as de agricultores/as
- Agricultoras/es
- Técnica/o de administração
Município e estado de localização onde a organização tem sua sedeMirassol d'Oeste (MT)
Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)
Quantas pessoas fazem parte da experiência?104
Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?Sim
A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?Assentados da reforma agrária
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gêneroFeminino
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etáriaDe 30 a 60 anos
Nome da Organização ParceiraAssociação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA)
Site da Organização parceiractamt.org.br
Nome da Organização ParceiraMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Site da Organização parceirahttps://mst.org.br/tag/mato-grosso/
Nome da Organização ParceiraFederação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE.MT)
Contato da Organização parceirafasemt@fase.org.br
Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Mato Grosso
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Mirassol d'Oeste
A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?Estadual
Qual tipo de gestão do PNAE?Gestão escolarizada
Quantas escolas vinculadas a rede estadual existem no município?9
Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?2009
Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE) Estadual, Assessoria Pedagógica, Escolas
Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?Câmara de Negócios da Alimentação Escolar (Assessoria, Empaer, Vigilância Sanitária, Indea, Secretaria de Agricultura Municipal, etc.)
Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
- Outra
- Conselho municipal de desenvolvimento rural
Se outra, qual?Assessoria Pedagógica, Gestores das Escolas
A gestão do processo como um todo é participativa? Parcialmente
Se possível, explique melhor.
A organização é consultada na formação de preços e quanto a disponibilidade de produtos.
Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas? Outro
Se outro, qual?Câmara de Negócios da Alimentação Escolar (Assessoria, Empaer, Vigilância Sanitária, Indea, Secretaria de Agricultura Municipal, etc)
Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
- Outro
- Site do governo
Se outro, qual?Contato direto por telefone
Como são estruturadas as Chamadas Públicas?Chamada única com diversidade de produtos
Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?Anual
Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?Não
Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista.
A equipe de nutricionistas desenvolve suas atividades na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE), a partir da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), no entanto, não há processo de diálogo com os Agricultores/as Familiares na construção dos cardápios. Há um diálogo com a nutricionista que realiza a gestão do PNAE do município, no entanto, a mesma só refere a escolas municipais.
Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?
Houve uma, portanto, sem continuidade no processo de formação. A formação tratou-se do Manual de Boas Práticas de Fabricação, direcionado ao manuseio e preparo dos alimentos nas escolas.
Foram suficientes/satisfatórios?Insatisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?
É necessário uma formação continua e permanente para as cozinheiras/os, merendeiras/os ou preparadores de alimentos da unidade escolar, para assim avançar na comercialização do Pnae, bem como promover a diversidade de produtos, buscando a aceitabilidade cultural das crianças e jovens, que ainda, estão buscando aperfeiçoar o paladar/gosto pela alimentação saudável.
A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?Sim
Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas
É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?Sim
Quantas escolas são atendidas pela organização?9
Tipo de escola(s)Estadual
Tipo de Escola(s) Estadual(ais)
- Urbana
- Infantil
- Fundamental
- Médio
- EJA
- Rural
Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
- Nutricionista
- Cantineira/Merendeira
- Famílias/ Responsáveis
- Estudantes
- Direção Escolar
Como é feita a entrega dos produtos da organização?Direto nas escolas
Quem recebe os alimentos na escola?Cantineira/Merendeira
Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?
A única ação desenvolvida foi a Pesquisa-ação: Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade. Oficinas com os gestores e estudantes e agricultores e agricultoras, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Comercialização da produção da agricultura familiar e Agroecologia.
Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados
Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?
- Em transição agroecológica
- Agroecológico e orgânico
Possui certificação?Sim
Qual tipo de certificação?Organização de Controle Social (OCS)
Quais são os principais alimentos comercializados?
- Tubérculos
- Verduras
- Farinhas e açúcar
- Folhosas
- Frutas
O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local? Parcialmente
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados.
Os alimentos produzidos e disponibilizados pela Agricultura Familiar, tem potencial de ampliar a diversidade de alimentos regionais nos cardápios. Como: Pães e biscoitos enriquecidos com cumbaru, babaçu e pequi, batata doce, mandioca, frutas “citrus”, farinha, mandioca, batata doce, melancia, maxixe, quiabo, alface, banana, tomate, pepino, rúcula, cebolinha, entre outras.
Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades.2016
Bloco 7 - Desafios e aprendizagens
Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?
A alimentação familiar, a saúde da família, o aprendizado, a organização familiar, a produção de alimentos saudáveis com técnicas agroecológicas, a necessidade de constante animação e compreensão política pela comunidade, a importância de sentir-se participes do desenvolvimento local, as mulheres e a juventude se qualicando no processo de aquisição e comercialização de alimentos saudáveis, gerando renda.
O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?Sim
Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?
- Feiras agroecológicas
- Feiras livres
- Mercados locais
- Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
- Supermercados
O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?Sim
Quais espaços de comercialização?
- Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
- Supermercados
- Feiras livres
- Mercados locais
- Feiras agroecológicas
Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?Sim
Quais mudanças?
- Maior diversidade de frutas, legumes e verduras (FLV)
- Maior diversidade de receitas
- Outro
- Melhoria na saúde
- Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
Se outro, qual?Melhora na qualidade de vida no campo
É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo? Sim
Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem? 40
Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
- Aceitação de determinados produtos
- Diferença entre a quantidade prevista na Chamada Pública e a quantidade entregue
- Logística e dias/horários de entrega
- Outro
- Acesso a determinadas tecnologias e estruturas para processamento de alimentos - principalmente em relação a questões sanitárias
Se outros, quais?Atividades relacionadas a Cultura Alimentar nas Escolas
Descreva melhor as barreiras existentes.
A falta de atividades práticas relacionadas a cultura alimentar nas escolas, é uma barreira para estimular hábitos de alimentação saudáveis; a falta de estrutura nas escolas para acondicionar os alimentos perecíveis; a logística de distribuição (nas escolas) dos alimentos não favorece o agricultor familiar; a Chamada Pública Pnae no Estado de Mato Grosso não reflete na aquisição, ou seja, publica uma quantidade de alimentos, e adquiri outra (no contrato fala 100 kg de batata doce na semana, mas a escola solicita só 10 kg).
Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?
Os trabalhos coletivos, a gestão das famílias envolvidas e os desafios na produção de alimentos agroecológicos.
Bloco 8 - Impactos da Pandemia
Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar
Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?Sim
Quais foram as mudanças?Interrompeu o contrato
Como a organização avalia essas mudanças?Insatisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas
Não houve aquisição dos alimentos, conforme foi publicado na Chamada Publica do Pnae Estadual. Em função da pandemia – COVID-19, as escolas paralisaram suas atividades, no qual ficou restrito aos kits, com valor bem abaixo do contrato firmado na chamada pública.
A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?Sim
De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?
A Rota de Comercialização “Caminhos da Agroecologia” (incluso ARPA e CTA) articulou dois grandes projetos de aquisição de produtos da agricultura familiar, durante o período da pandemia, e entregou cerca de 4000 cestas destes produtos a população em estado de vulnerabilidade na região urbana de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda. E cerca de 2000 cestas destes produtos a agricultores e agricultoras familiares em estado de vulnerabilidade nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, Cuverlândia, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Chapada dos Guimarães, estes giraram a economia rural comunitária e alimentaram pessoas necessitadas.
Há previsão de retorno às aulas em seu município?Não
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Grupo de Intercâmbio em Agroecologia (GIAS)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Comodoro (COOPERMAF)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa de Consumo Sustentável e Solidário (COOPERSSOL)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (ACORQUIRIM)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Centro de Tecnologias Alternativas (CTA)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE.MT)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad)
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Comitê Popular do Rio Paraguai
Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa de Produção Agroecológica da Região Sudoeste de Mato Grosso (COOPARAS)
Bloco 9 - Comunicação e Anexos
Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
- Whatsapp/ Telegram