Associação de Apicultores e Meliponicultores Orgânicos do Alto Pajeú (APOMEL)
Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)
E-mail da organizaçãoeuzileners@yahoo.com.br
Telefone da organização87 99960-0886
Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?
- Jovens filhos/as de agricultores/as
- Mulheres
- Agricultoras/es
- Outro
- Dirigentes
Se outro, qual?Gestora do PNAE Municipal; Nutricionista.Não, ela participa das reuniões de planejamento de entrega e em alguns momentos sobre os desafios da composição dos cardápios e a qualidade dos produtos que estão sendo entregue, essa é a participação dela com a relação da APOMEL.
Município e estado de localização onde a organização tem sua sedeSão José do Egito (PE)
Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)
Quantas pessoas fazem parte da experiência?30
Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?Não
A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?Não acessa como grupo prioritário
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gêneroFeminino
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etáriaDe 30 a 60 anos
Nome da Organização ParceiraFederação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado De Pernambuco (FETAPE)
Site da Organização parceirawww.fetape.org.br
Contato da Organização parceira81 3771-0317
Nome da Organização ParceiraAssociação Agroecológica Sertão do Pajeú (AASP)
Contato da Organização parceira87 9603-2703
Nome da Organização ParceiraSindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares de São José do Egito (STR)
Contato da Organização parceira87 3844-1472
Nome da Organização ParceiraCentral Única dos Trabalhadores (CUT)
Site da Organização parceirawww.pe.cut.org.br
Contato da Organização parceira81 3421-2662
Nome da Organização ParceiraDiaconia
Site da Organização parceirawww.diaconia.org.br
Contato da Organização parceira81 3221-0508
Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Pernambuco
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?São José do Egito
A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?Municipal
Qual tipo de gestão do PNAE?Gestão própria centralizada
Quantas escolas vinculadas a rede municipal existem no município?20
Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?2010
Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?Secretaria de Educação
Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?Secretaria de Finanças
Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
- Reunião com técnicos
- Conselho municipal de alimentação escolar
- Conselho municipal de desenvolvimento rural
A gestão do processo como um todo é participativa? Parcialmente
Se possível, explique melhor.
Não tem participação de todos os sujeitos envolvidos no processo, a exemplo das/os estudantes que também integram a comunidade escolar.
Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas? Construído coletivamente com participação da sociedade civil
Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
- Impresso nas cooperativas/organizações da agricultura familiar
- Site do governo
- Informe direto do governo para os agricultores
Como são estruturadas as Chamadas Públicas?Chamada única com diversidade de produtos
Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?Anual
Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?Sim
Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista.
O processo de diálogo se dá nas atividades de construção do cardápio para chamada pública; nas ocasiões que necessitam de adequação de produtos relacionados às questões de aceitabilidade; e ainda nas atividades de planejamento da entrega mensal. As reuniões acontecem no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de S. J. Egito nas Assembleias e a diretoria da APOMEL com a participação da gestora do PNAE e parceiros, com o secretários(as); reuniões com o Prefeito e secretários(as) nos gabinetes com a participação dos parceiros; em relação aos canais de comunicação são e-mails, mas o mais popular é o próprio WHATSAPP, a diretoria e os parceiros tem contato direto com todos os atores da gestão publica para dialogar sobre a execução do PNAE municipal.
Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?
Os processos de formação foram realizados junto às merendeiras, com conteúdos relacionados às boas práticas de fabricação, com as famílias a Diaconia em parceria com IFPE campus de Afogados da Ingazeira do curso de agroindústria; As oficinas de boas práticas de fabricação são procedimentos relacionados às Boas Práticas de Fabricação, armazenamento, transporte das polpas e Comercialização, tais como limpeza e conservação dos equipamentos e do ambiente, etc. As oficinas de boas práticas de fabricação e de manipulação de alimentos, são os procedimentos necessários para a manipulação de alimentos, evitar contaminação de alimentos como polpa, doces, bolos, etc. Local adequado para manipulação destes alimentos; e como organizar a produção e as pessoas no processo de produção garantido fluxo e quantidade de pessoas no local. Acontece com a periodicidade anualmente, mesmo a pessoas que já participaram, precisam de atualização. Desde 2010 temos uma parceria com o IFPE campus de Afogados da Ingazeira para fazer este trabalho com as agricultoras.
Foram suficientes/satisfatórios?Indiferente
A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?Não
Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas
É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?Sim
Quantas escolas são atendidas pela organização?20
Tipo de escola(s)Municipal
Tipo de Escola(s) Municipal(ais)
- Urbana
- EJA
- Médio
- Fundamental
- Infantil
- Rural
Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
- Nutricionista
- Direção Escolar
- Famílias/ Responsáveis
- Cantineira/Merendeira
Como é feita a entrega dos produtos da organização?Na sede do município
Quem recebe os alimentos na escola?
- Cantineira/Merendeira
- Professoras (es)
Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?
Desde 1999, mas com uma proposta metodologia em sintonia com as semanas da água, meio ambiente e alimentação a 18 anos, este ano comemoramos a 18ª SEIA – semana intermunicipal da alimentação que acontece em outubro. As ações são realizadas com a comunidade escolar que se articulam com o fornecimento da agricultura familiar. Por ocasião da Semana da Alimentação, a Diaconia tem realizado anualmente atividades formativas que tratam sobre temas como: políticas de aquisição de alimentos; boas práticas de fabricação; fluxograma e documentos necessários para o processo de registro da unidade de processamento de frutas; aproveitamento integral dos alimentos; agroecologia e mudanças climáticas; utilização do mel na fabricação de alimentos e remédios caseiros; produção agroecológica; importância dos bancos de sementes; gestão de água para produção; panificação de pães e bolos; manejo, coleta e envasamento do mel; coleta seletiva; corte de carnes; processamentos de frutas no IFPE etc. O conjunto destas atividades é destinado às famílias produtoras, à comunidade escolar e ao conjunto da sociedade no município onde está localizada a experiência do PNAE. Outras ações realizadas com este público se inserem no campo da implementação de tecnologias sociais para convivência com o semiárido (aquaponia; construção de cisternas; implantação de áreas xerófilas etc); e de fortalecimento da feira agroecológica com a inserção de agricultoras e agricultores.
Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados
Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?Em transição agroecológica
Possui certificação?Sim
Qual tipo de certificação?Organização de Controle Social (OCS)
Quais são os principais alimentos comercializados?
- Verduras
- Temperos e ervas
- Mel
- Suco ou polpa de fruta
- Carnes, peixe e ovos
- Frutas
O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local? Parcialmente
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados.
O território do Pajeú tem diversidade alimentar devido ao seu clima, solos e também devido a oferta de água em algumas regiões, porém, ainda adotamos costumes alimentares de outras regiões. Os principais desafios se relacionam com a necessidade de processamento de alimentos como condição para que sejam ofertados na alimentação escolar, a exemplo da farinha e do milho (que têm produção artesanal, e não têm registro e nem estrutura/maquinário para beneficiamento). Outro aspecto negativo para a garantia da regionalidade nos produtos é a burocracia e a confusão nos processos de validação da vigilância sanitária.
Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades.2015
Bloco 7 - Desafios e aprendizagens
Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?
A comercialização para o PNAE ocasionou maior geração de renda; mais autonomia para as mulheres; ampliação e diversificação da produção; fortalecimento dos processos de organização e de planejamento da Associação; e Inserção de outros mercados, como feira agroecológica e PAA.
O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?Sim
Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?
- Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
- Mercados locais
- Entrega de cestas
- Feiras agroecológicas
O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?Sim
Quais espaços de comercialização?
- Mercados locais
- Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
- Feiras agroecológicas
- Entrega de cestas
Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?Sim
Quais mudanças?
- Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
- Menor desperdício alimentar
- Melhoria na saúde
- Maior diversidade de receitas
É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo? Sim
Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem? 20
Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
- Aceitação de determinados produtos
- Acesso a determinadas tecnologias e estruturas para processamento de alimentos - principalmente em relação a questões sanitárias
- Diferença entre a quantidade prevista na Chamada Pública e a quantidade entregue
- Formas de manejo/beneficiamento de produtos realizadas pelos/as agricultores/as
Descreva melhor as barreiras existentes.
Aceitabilidade referente à cultura alimentar; dificuldade de compreensão e adequação para as normas sanitárias; diferença entre a quantidade prevista e entregue. Os produtos regionais que temos dificuldades é o mel, o suco de umbu, tomate cereja, a carne de bode, jerimum, o queijo, etc. Segundo a nutricionista é questão de aceitabilidade por parte dos alunos, foi realizado testes conforme determina a lei. Neste caso acreditamos que seja também as receitas e mais formação para as cozinheiras. A dificuldade de compreensão e adequação das normas sanitárias é por parte dos agricultores? Com certeza, este é um desafio até para as instituições que trabalham como processos de registros dos alimentos, eles mesmos não se entendem, existe fiscal que visita uma unidade de processamento de alimentos e pedi para tirar uma porta e colocar em outro local para garantir o fluxo, na outra visita vem outro e pede para mudar a mesma porta, temos relatos destes casos em nosso território. As organizações tem feito um esforço para entender as formas da vigilância sanitária para justos aos agricultores(as) possamos vencer os desafios, mas não é fácil, um exemplo se eu quero trabalhar com farinha é APEVISA Estadual, mas se for bolo pode ser a vigilância municipal, se leite é ADAGRO, mas se for doce de leite é o MAPA, não é fácil, mas temos trabalho as formações sobre Boas práticas de fabricação, discutir a importância de melhor os espaços no caso de produtos manipulados e por último tentar nos adequa, como é o saco da unidade de polpa, que demos entrada na solicitação de registro, no momento está em análise.
Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?
O processo de organização e diálogo com o governo municipal é um aspecto que se destaca na experiência da APOMEL. Mesmo nos processos de mudança de gestão, o grupo produtor sempre conseguiu interagir e muitas vezes destravar o processo de chamada pública.
Bloco 8 - Impactos da Pandemia
Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?Distribuição de cestas/kit de alimentos
Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?Sim
Quais foram as mudanças?
- Alterações na diversidade dos produtos
- Reduziu o contrato
Como a organização avalia essas mudanças?Muito insatisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas
Dos 10 produtos eles conseguiram compraram 4 produtos (Polpa: 965 kg; Coentro: 357 molhos ; Feijão: 380 kg; Carne Bovina: 586 kg) na pandemia, o restante foi descartado no processo de composição das cestas. Os produtos da chamada foi Mel, carne bovina, polpa, coentro, laranja, limão, pimentão, mamão, macaxeira e o feijão foi inserido este ano. Os impactos são imensuráveis, eles já vinham em uma dinâmica de produção e comercialização a anos, com essa freada, o sistema tem que se reorganizar novamente, já que os PAA também estão no processo de desmonte, ficou difícil, a alternativa foram para as famílias que também estão na feira agroecológica, tem sido a alternativa para diminuir o prejuízo gerado pela pandemia e a falta de sensibilidade do gestor.
A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?Não
Há previsão de retorno às aulas em seu município?Não
Bloco 9 - Comunicação e Anexos
Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
- Whatsapp/ Telegram
- Rádio