Associação Agroecológica e Produção Orgânica de Paraty (AAPOP)
Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)
E-mail da organizaçãocn_vieira@hotmail.com.br
Telefone da organização24 99814-1360
Palavra(s)-chave associada(s) à experiênciaAssociação, Orgânicos, Mercados, Água e saneamento
Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?Agricultoras/es
Município e estado de localização onde a organização tem sua sedeParaty (RJ)
Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)
Quantas pessoas fazem parte da experiência?14
Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?Não
A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?Não acessa como grupo prioritário
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gêneroMasculino
Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etáriaDe 30 a 60 anos
Nome da Organização ParceiraPrefeitura Municipal de Paraty
Site da Organização parceirawww.paraty.rj.gov.br
Contato da Organização parceira024 3371-6465 (Secretaria de Agricultura)
Nome da Organização ParceiraMAPA
Site da Organização parceirawww.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-da-agricultura-pecuaria-e-abastecimento
Nome da Organização ParceiraEMATER RJ
Site da Organização parceirahttp://www.emater.rj.gov.br/
Contato da Organização parceira024 999987046 (Janaina)
Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Rio de Janeiro
A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Paraty
A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?Municipal
Qual tipo de gestão do PNAE?Gestão própria centralizada
Quantas escolas vinculadas a rede municipal existem no município?29
Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?2014
Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?Secretaria de Educação
Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?Secretaria de Agricultura, Secretaria de Administração, Conselho da Alimentação Escolar
Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?
- Outra
- Reunião com técnicos
Se outra, qual?Conselho da Agricultura
A gestão do processo como um todo é participativa? Sim
Se possível, explique melhor.
O diálogo com a nutricionista é próximo e continuado. São realizadas reuniões periódicas e a gestão pública está aberta a escutar.
Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas? Centralizado em um órgão das prefeituras
Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?
- Informe direto do governo para os agricultores
- Por meio de técnicos de ATER
Como são estruturadas as Chamadas Públicas?Chamada única com diversidade de produtos
Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?Bianual
Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?Sim
Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista.
Os diálogos com a nutricionista são sistemáticos e cada vez mais próximos. No olhar da AAPOP é valorizado pela nutricionista a contribuição da agricultura familiar local na promoção de uma merenda escolar saudável. O diálogo é fluido, a nutricionista tem se mostrado aberta aos produtos locais.
Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?Sim
Quantos e quais são/foram esses processos de formação?
A prefeitura tem um projeto batizado de Escola de Comer que valoriza a alimentação saudável e a produção local de alimentos, promove formações para a comunidade escolar como um todo.
Foram suficientes/satisfatórios?Satisfatório
Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?
Os processos de formação deram visibilidade a importância da alimentação saudável, a agricultura familiar e as famílias de Paraty que fornecem ao PNAE. Mudou o comportamento alimentar de algumas famílias. As merendeiras, no entanto, sempre mais resistentes ao PNAE.
A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?Sim
Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas
É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?Não
Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?
- Professoras (es)
- Estudantes
- Nutricionista
- Cantineira/Merendeira
- Famílias/ Responsáveis
- Direção Escolar
Como é feita a entrega dos produtos da organização?Na sede do município
Quem recebe os alimentos na escola?Nutricionista
Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?
Nas escolas comunitárias que os associados da AAPOP residem ou são vizinhos costumam realizar hortas a partir de diálogos diretos com a direção escolar local. Para AAPOP a interação com a comunidade escolar tem valorizado a importância da alimentação saudável da agricultura familiar.
Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados
Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?Agroecológico e orgânico
Possui certificação?Sim
Qual tipo de certificação?Organização de Controle Social (OCS)
Quais são os principais alimentos comercializados?
- Folhosas
- Tubérculos
- Frutas
O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local? Sim
Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados.
Tem sido buscado incluir no cardápio a diversidade e sazonalidade da produção local. Ainda existem desafios na disponibilidade de volume de alguns alimentos que deem conta de atender os 5900 alunos da rede municipal.
Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades.2018
Bloco 7 - Desafios e aprendizagens
Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?
"Começamos a produzir mais, pois tínhamos as vendas garantidas. Melhorou a diversidade e qualidade da alimentação das crianças."
O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?Sim
Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?
- Entrega de cestas
- Feiras livres
- Mercados locais
O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?Sim
Quais espaços de comercialização?
- Mercados locais
- Feiras livres
- Entrega de cestas
Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?Sim
Quais mudanças?
- Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
- Maior diversidade de frutas, legumes e verduras (FLV)
- Maior diversidade de receitas
É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo? Sim
Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem? 100
Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?
- Diferença entre a quantidade prevista na Chamada Pública e a quantidade entregue
- Acesso a determinadas tecnologias e estruturas para processamento de alimentos - principalmente em relação a questões sanitárias
- Logística e dias/horários de entrega
Descreva melhor as barreiras existentes.
Não há planejamento e investimentos estruturantes para a agricultura familiar no município.
Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?
A organização social da agricultura familiar, os processos de transição agroecológica e projetos comunitários, os diálogos com o poder público.
Bloco 8 - Impactos da Pandemia
Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?
- Não foram adotadas estratégias
- Distribuição de cestas/kit de alimentos
Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?Sim
Quais foram as mudanças?
- Interrompeu o contrato
- Logísticas de entrega
- Alterações na diversidade dos produtos
Como a organização avalia essas mudanças?Insatisfatório
Se possível, descreva as alterações ocorridas
As famílias ligadas a AAPOP foram extremamente afetadas pela pandemia com a suspensão da feira, das compras PNAE, perda de produtos e a impossibilidade de mutirões e outras atividades coletivas. Houve compras da agricultura familiar com aditivo de contrato em maio e em seguida foram interrompidas as compras sendo alegada cobranças do MPF à prefeitura e em seguida período eleitoral ficando suspensas as entregas dos kits. Diversas foram as mobilizações das famílias e organizações parcerias para reverter a situação, sem sucesso.
A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?Sim
De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?
As famílias ligadas a AAPOP foram extremamente afetadas pela pandemia com a suspensão da feira, das compras PNAE, perda de produtos e a impossibilidade de mutirões e outras atividades coletivas.
Há previsão de retorno às aulas em seu município?Sim
Como será a distribuição da alimentação escolar a partir do retorno às aulas?
A previsão é que as aulas retornem em fevereiro e que sejam com elas retomadas as compras PNAE ainda com o contrato assinado em maio de 2020.
Bloco 9 - Comunicação e Anexos
Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
- Facebook/Messenger
- Whatsapp/ Telegram