Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA)

Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)

E-mail da organizaçãoctamt@ctamt.org.br

Telefone da organização(65) 996433260

Palavra(s)-chave associada(s) à experiênciaMulheres, Juventudes, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais, Terra e Território

Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?

  • Agricultoras/es
  • Jovens filhos/as de agricultores/as
  • Dirigentes
  • Mulheres
  • Técnica/o de administração

Município e estado de localização onde a organização tem sua sedePontes e Lacerda (MT)

Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)

Quantas pessoas fazem parte da experiência?35

Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?Sim

Quais as identidades socioterritoriais dos grupos, coletivos, populações que participam da experiência?Assentamentos da Reforma Agrária, Comunidades Tradicionais (São Manoel do Pari, Cachoeirinha, Cumbaru, Bandeira, Minhocal, João Carro, etc.)

A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?Assentados da reforma agrária

Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gêneroFeminino

Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etáriaDe 30 a 60 anos

Nome da Organização ParceiraCooperativa de Consumo Sustentável e Solidário (COOPERSSOL)

Nome da Organização ParceiraAssociação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP)

Nome da Organização ParceiraAssociação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA)

Contato da Organização parceiraarparegional@gmail.com

Nome da Organização ParceiraCooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Comodoro (COOPERMAF)

Nome da Organização ParceiraAssociação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (ACORQUIRIM)

Nome da Organização ParceiraFederação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE.MT)

Contato da Organização parceirafasemt@fase.org.br

Nome da Organização ParceiraMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Site da Organização parceirahttps://mst.org.br/tag/mato-grosso/

Nome da Organização ParceiraGrupo de Intercâmbio em Agroecologia (GIAS)

Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado

A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Mato Grosso

A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Pontes e Lacerda

A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?Estadual

Qual tipo de gestão do PNAE?Gestão escolarizada

Quantas escolas vinculadas a rede estadual existem no município?7

Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?2010

Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE) Estadual, Assessoria Pedagógica e Gestores Escolares

Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?Câmara de Negócios da Alimentação Escolar (Assessoria, Empaer, Vigilância Sanitária, Indea, Secretaria de Agricultura Municipal, etc)

Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?Atendimento em balcão

A gestão do processo como um todo é participativa? Não

Se possível, explique melhor.

A organização é consultada na pesquisa de preços e quanto a disponibilidade de produtos.

Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas? Outro

Se outro, qual?Contato direto por telefone

Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?Site do governo

Como são estruturadas as Chamadas Públicas?Chamada única com diversidade de produtos

Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?Anual

Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?Não

Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista.

A equipe de nutricionistas desenvolve suas atividades na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE), a partir da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), no entanto, não há processo de diálogo com os Agricultores/as Familiares na construção dos cardápios. 

Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?Sim

Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

É encaminhado uma cartilha produzida, elaborada e distribuída pela Coordenadoria de Alimentação Escolar do Estado, a mesma possui conteúdo explicativo de manuseio dos alimentos e higiene pessoal dos profissionais que processam os alimentos para alimentação de alunos e alunas das escolas da rede púbica estadual. 


Portanto, não há um processo de formação contínuo e permanente as cozinheiras.

Foram suficientes/satisfatórios?Insatisfatório

Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

Que é necessário uma formação continua e permanente para as cozinheiras/os, merendeiras/os ou preparadores de alimentos da unidade escolar, para assim avançar na comercialização do Pnae, bem como promover a diversidade de produtos, buscando a aceitabilidade cultural das crianças e jovens, que ainda, estão buscando aperfeiçoar o paladar/gosto pela alimentação saudável.

A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?Sim

Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas

É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?Sim

Quantas escolas são atendidas pela organização?7

Tipo de escola(s)Estadual

Tipo de Escola(s) Estadual(ais)Médio

Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?

  • Direção Escolar
  • Nutricionista
  • Cantineira/Merendeira
  • Famílias/ Responsáveis

Como é feita a entrega dos produtos da organização?Direto nas escolas

Quem recebe os alimentos na escola?Cantineira/Merendeira

Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar?

A única ação desenvolvida foi a Pesquisa-ação: Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade. Oficinas com os gestores e estudantes e agricultores e agricultoras, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Comercialização da produção da agricultura familiar e Agroecologia.

Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados

Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?

  • Em transição agroecológica
  • Agroecológico e orgânico

Possui certificação?Não

Quais são os principais alimentos comercializados?

  • Verduras
  • Temperos e ervas
  • Pães, bolos, biscoitos
  • Mel
  • Suco ou polpa de fruta
  • Folhosas
  • Farinhas e açúcar
  • Doces, geléias, compotas
  • Frutas
  • Tubérculos

O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local? Parcialmente

Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados.

Os alimentos produzidos e disponibilizados pela Agricultura Familiar, tem potencial de ampliar a diversidade de alimentos regionais nos cardápios. Como: Pães e biscoitos enriquecidos com cumbaru, babaçu e pequi, batata doce, mandioca, farinha de mandioca, polpas de frutas, frutas, entre outras.

Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades.2019

Bloco 7 - Desafios e aprendizagens

Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?

A alimentação familiar, a saúde da família, o aprendizado, a organização familiar, a produção de alimentos saudáveis com técnicas agroecológicas, a necessidade de constante animação e compreensão política pela comunidade, a importância de sentir-se participes do desenvolvimento local, as mulheres e a juventude se qualificando no processo de aquisição e comercialização de alimentos saudáveis, gerando renda.

O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?Sim

Quais outros canais de comercialização possuem relação com o processo do PNAE?

  • Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
  • Mercados locais
  • Feiras agroecológicas
  • Feiras livres
  • Entrega de cestas

O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?Sim

Quais espaços de comercialização?

  • Supermercados
  • Outros mercados institucionais (PAA, hospitais etc)
  • Mercados locais
  • Feiras agroecológicas
  • Feiras livres
  • Entrega de cestas

Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?Sim

Quais mudanças?

  • Melhoria na saúde
  • Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)
  • Maior diversidade de frutas, legumes e verduras (FLV)

É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo? Sim

Qual foi o aumento da renda mensal da organização, em porcentagem? 40

Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?

  • Acesso a determinadas tecnologias e estruturas para processamento de alimentos - principalmente em relação a questões sanitárias
  • Logística e dias/horários de entrega
  • Diferença entre a quantidade prevista na Chamada Pública e a quantidade entregue
  • Aceitação de determinados produtos

Descreva melhor as barreiras existentes.

A falta de atividades práticas relacionadas a cultura alimentar nas escolas, é uma barreira para estimular hábitos de alimentação saudáveis; a falta de estrutura nas escolas para acondicionar os alimentos perecíveis; a logística de distribuição (nas escolas) dos alimentos não favorece o agricultor familiar; a Chamada Pública Pnae no Estado de Mato Grosso não reflete na aquisição, ou seja, publica uma quantidade de alimentos, e adquiri outra (no contrato fala 100 kg de batata doce na semana, mas a escola solicita só 10 kg).

Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?

Os trabalhos coletivos, a gestão das famílias envolvidas e os desafios na produção de alimentos agroecológicos.

Bloco 8 - Impactos da Pandemia

Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar

Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?Sim

Quais foram as mudanças?Interrompeu o contrato

Como a organização avalia essas mudanças?Insatisfatório

Se possível, descreva as alterações ocorridas

Não houve aquisição dos alimentos, conforme foi publicado na Chamada Publica do Pnae Estadual. Em função da pandemia – COVID-19, as escolas paralisaram suas atividades, no qual ficou restrito aos kits, com valor bem abaixo do contrato firmado na chamada pública.

A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?Sim

De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?

A Rota de Comercialização “Caminhos da Agroecologia” (incluso ARPA e CTA) articulou 2 grandes projetos de aquisição de produtos da agricultura familiar, durante o período da pandemia, e entregou cerca de 4000 cestas destes produtos a população em estado de vulnerabilidade na região urbana de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda. E cerca de 2000 cestas destes produtos a agricultores e agricultoras familiares em estado de vulnerabilidade nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, Cuverlândia, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Chapada dos Guimarães, estes giraram a economia rural comunitária e alimentaram pessoas necessitadas. 

Há previsão de retorno às aulas em seu município?Não

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Comitê Popular do Rio Paraguai

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa de Produção Agroecológica da Região Sudoeste de Mato Grosso (COOPARAS)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (ACORQUIRIM)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa de Consumo Sustentável e Solidário (COOPERSSOL)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Comodoro (COOPERMAF)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Grupo de Intercâmbio em Agroecologia (GIAS)

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE.MT)

Bloco 9 - Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • E-mail
  • Aplicativo desenvolvido pela organização
  • Site
  • Whatsapp/ Telegram
  • Facebook/Messenger

Anexos

Anexo 1

Tamanho: 968469 bytes

Anexo 2

Anexo 2

Dimensões: 1280px x 768px
Tamanho: 208080 bytes