Sabores do Campesinato


Caracterização; O nosso Coletivo " Sabores do Campesinato" tem por finalidade fortalecer as atividades econômicas e sociais dos produtores rurais associados, através dos seguintes serviços: assistência técnica e introdução de novas tecnologias de produção, com recursos
próprios ou através de parcerias, convênios com instituições públicas e privadas; Aquisição dos insumos implementos e maquinários necessários para a produção, industrialização e comercialização dos produtos; implementação de projetos comunitários para o desenvolvimento econômico e a promoção social das famílias; Promoção da capacitação profissional e educação básica; desenvolver projetos educativos e eventos culturais na comunidade; aquisição de recursos financeiros para custeio das atividades produtivas. promoção de defesa e preservação do ecossistema da região.
  Problema a ser enfrentado:

O atual modelo de produção do campo de Rondônia, pautado no monocultivo promove atitudes catastróficas na natureza, tais como: desmatamentos; queimadas; alto consumo de agrotóxicos e contaminação das águas. Entretanto, há camponeses/as que resistem a este comportamento predatório, que buscam a produção diversificada e através da agroecologia atuam como protetores da floresta. Contudo, nesses tempos adversos que ameaçam a existência do bioma amazônico, esses protetores florestais estão cada vez mais acuados e as lógicas destrutivas avançam sobre seus territórios, tentando minar o último refúgio de preservação. Portanto, apoiar esses produtores é fundamental nessa conjuntura, assim o projeto que apresentamos, visa contribuir com esses camponeses/as a organizar a sua produção, bem como construir um espaço de comercialização de suas produções, evitando, consequentemente, que trilhem o inevitável caminho da agressão ambiental.

Temos como objetivo garantir a comercialização da produção de 30 famílias, fortalecendo a capacitação das camponesas e dos camponeses a gestar economicamente a sua produção; auxiliando em um espaço de armazenamento e distribuição da produção. 
Trata-se de 3 feiras com entrega de cestas: Distrito de Tarilândia- município de Jaru (13 famílias); Município de Ouro Preto do Oeste (10 a 12 famílias); Mirante da Serra (8 famílias). Os Sabores do Campesinato é um grupo coletivo localizado geograficamente no centro do estado, abrangendo de 5 a 6 municípios. Esse grupo nasceu de uma iniciativa dos agricultores de assentamentos do MPA e da federação dos trabalhadores com o intuito de fortalecer a agroecologia. Nas diferentes frentes que esse grupo atua é importante destacar as feiras como forma de levar os alimentos para os consumidores dos municípios. Elas surgiram após a finalização de um projeto do governo federal e, sem a perspectiva do prosseguimento do projeto, o grupo pensou na formação das feiras com o intuito de escoar alimentos de forma direta para os consumidores dos municípios, além é claro de proporcionar alimentos de qualidade e a preço justos para os consumidores. Nas 3 feiras ativas são vendidos panificados, aipim, tapioca, plantas medicinais, queijo, pastel, massa de pastel, goma de tapioca, banana, limão, rapadura, café, entre outros. Elas acontecem todas as sextas feiras em 3 municípios, sendo esses: Jaru, Mirante da Serra e Ouro Preto do Oeste, sendo protagonizadas por aproximadamente 33 famílias.