Projetos “Da horta para merenda 2019” e “Seja semente, Plante amor 2020”
Projetos “Da horta para merenda 2019” e “Seja semente, Plante amor 2020”
A escola, enquanto um espaço ocupado por quase um terço da vida de estudantes, tem o dever de contribuir com a formação de hábitos de vida e personalidade. Promover a educação ambiental e alimentação saudável em escolas associa-se ao atendimento das necessidades nutricionais, apoio à aprendizagem e ao desenvolvimento biopsicossocial. O Projeto “Da horta para a merenda” visou à implantação de hortas urbanas agroecológicas em seis instituições públicas de ensino de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, durante o ano de 2019, além de uma capacitação e formação de dez escolas a fim de combater a insegurança alimentar e nutricional dos estudantes e garantir um espaço de aprendizagem enquanto extensão da sala de aula.
Como continuação do trabalho realizado em 2019, o projeto “Seja semente, Plante amor” implantado em 2020, apresenta como foco principal a educação por meio da formação de multiplicadores e do fortalecimento de comunidades através da alimentação e do meio ambiente. Esse projeto visa a desenvolver uma formação pedagógica e ambiental com até 30 instituições públicas da rede municipal de ensino de Goiânia e região metropolitana, a fim de fortalecer comunidades de aprendizagem nas escolas integrando estudantes, pessoas funcionárias e familiares em redes de cooperação, apoiar projetos de hortas escolares e promover a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes.
Devido à pandemia do COVID-19, as atividades presenciais foram paralisadas por medidas de distanciamento social. Diante deste novo cenário, seguiu-se com o trabalho remoto de planejamento e adequação do projeto, seus conteúdos e atividades para plataformas virtuais e digitais. As etapas do projeto estão sendo realizadas no modo online e conta com o apoio de mantenedores da EcomAmor para a distribuição de cestas básicas. Além disso, está sendo mantido o suporte para que as pessoas funcionárias das instituições de ensino continuem com as hortas escolares ativas, a fim de distribuir a produção para a comunidade escolar em vulnerabilidade social.