3.3 A experiência de incidência é realizada conjuntamente a organizações da sociedade civil (grupos, coletivos, organizações, movimentos sociais e outros)?Sim
Indique o perfil dos/as participantes da sociedade civil com quem a experiência de incidência foi articulada durante a iniciativa.
- Grupos e coletivos
- Universidades
3.5 Em que âmbito se deu a participação da sociedade civil no processo de incidência?
- Na articulação com atores políticos (esfera municipal)
- Mobilização e fortalecimento de grupos da sociedade civil
3.6 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo com maior participação:Mulheres
3.7 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo com maior participação:Não é possível aferir
3.8 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo de faixa etária com maior participação:30 - 59 anos
3.10 Como você qualifica os espaços de participação social no município de incidência?Efetivos (participação substantiva em algumas partes do processo)
3.10. 1 Faça uma breve consideração sobre a qualificação dos espaços de participação social a partir da resposta anteriorA Camap retornou suas atividades e, no último mês, houve a adição de membros de organizações privadas que estão atuando há pouco tempo no estado. O Funbio e o Instituto Terroá se juntaram à Cãmara, que tem participação de agricultoras de assentamentos e indígenas do Oiapoque. Como as instâncias participativas geralmente são dominadas pelos órgãos públicos, a Camap agrega considerável diversidade de membros da sociedade civil e iniciativa privada (esta bastante interessada nas cadeias da sociobiodiversidade, com destaque ao açaí).
3.12 Descreva os resultados e aprendizados do processo de participação da sociedade civil na experiência de incidência.
Com a necessidade de mudar a estratégia da iniciativa, os resultados obtidos até o momento envolvem articulação, mobilização e a pactuação de apoios e parcerias para o desenvolvimento de informação e comunicação voltada para Saúde e alimentação saudável, pois há um vazio na discussão deste tema e das suas interfaces, apesar da sua relevância. A iniciativa tem conquistado apoios e os indivíduos e organizações estão abertos ao diálogo; chegam a manifestar vontade de participar das atividades junto com os agricultores e pesquisas e enquetes, assim como articular outras instâncias para o diálogo, inclusive de forma individual, independente de suas organizações. Geralmente os mais jovens demonstram mais entusiasmo. Isso é extremamente positivo para o início da constituição de uma rede.
Também o diálogo com a universidade, através do Núcleo de Ensino em Agroecologia (NEA) e do curso de Jornalismo, que são estratégicos para o apoio político e técnico à difusão e manutenção dos resultados da iniciativa.
3.13 Descreva as fragilidades e desafios/dificuldades do processo de participação da sociedade civil na experiência de incidência.
A dificuldade encontrada é na mobilização e articulação, em vista da ausência de redes e movimentos que atuam no diálogo que envolve agroecologia.
As ameaças ao sistema de alimento saudável no Amapá e em Macapá estão aumentando e a situação não está sendo discutida. Além do avanço da soja sobre o território, os eventos que envolvem a mortandade de toneladas de peixes no interior do estado, a diminuição de áreas para cultivo de alimentos, a poluição e agrotóxicos que comprometem a biodiversidade e os ecossistemas, indicam a urgência do debate sobre Saúde e alimentação saudável com a perspectiva de desenvolvimento e soberania alimentar ao curto, médio e longo prazo.
As instâncias de participação são poucas (Camap) e atualmente a SAN não está em nenhuma mesa de discussão que envolva a participação da sociedade civil. Os assuntos ficam dispersos, dificultando relação entre os fatos, quem se prejudica, quem se beneficia, as responsabilidades e governança envolvida.
NomeCâmara de Comercialização de Produtos Orgânicos e da Sociobiodiversidade
Qual o papel da organização na iniciativa?Facilitadora do processo participativo
NomeUniversidade Federal do Amapá - Jornalismo
Qual o papel da organização na iniciativa?Comunicadora