Rede de Agroecologia Terra Sem Males
A iniciativa da Rede de Agroecologia Terra Sem Males não é uma iniciativa governamental. Foi justamente pela falta ou inadequada presença governamental é que os agricultores e agricultoras, movimentos sociais locais, entre outros, foram motivados a criar esta rede de articulação.
Através de um encontro realizado em junho de 2013, viu-se que a reunião de vivências dos grupos presentes no que toca a percepção que as relações com a natureza, com a terra, as culturas locais era o que permeava a todos. Era o norte necessário para a construção de uma sociedade que respeitasse o desenvolvimento rural de forma sustentável, equilibrada nas dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais.
Foi identificado com clareza o ponto comum que os uniam sendo, então, os ingredientes necessários para a criação de uma rede de articulação que permitisse o a construção coletiva de caminhos para superação de seus desafios e mostrar que há outro caminho que não seja o agronegócio e hidronegócio.
A Rede de Agroecologia Terra Sem Males é hoje uma das referencias iniciativas da sociedade civil em agroecologia Amazônia. Continuam promovendo diversas formações que fortalecem a agroecologia e a agricultura familiar e ao longo da caminhada foi ampliando seu reconhecimento no estado.
Também atuam bastante mobilizando os camponeses e camponesas em manifestações públicas, em diferentes municípios, que se propõem a dar visibilidade e sensibilizar o poder público e a sociedade as violações de direitos e ameaças as bandeiras de lutas defendidas pela rede.
Seu sucesso está calcado na clareza e entendimento sobre a realidade que os envolve e o crescimento qualificado de um senso crítico a partir das várias oportunidades de formação implementada pelas organizações participantes da Rede ou a partir de uma iniciativa do conjunto das organizações.
Anexos
Anexos associados aos antecedentes da iniciativa
Tamanho: 10234361 bytes