AS CONTRIBUIÇÕES DA FACILITAÇÃO GRÁFICA EM DIFERENTES PROCESSOS FORMATIVOS DE EXTENSÃO PARTICIPATIVA E AGROECOLÓGICA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO.
O processo de construção de conhecimento agroecológico e a da extensão participativa nos diferentes contextos socioculturais vem se consolidando por meio de diversas ações. A integração dos saberes populares e acadêmicos e as metodologias participativas tem contribuído na qualificação de processos formativos. Nesse contexto, a facilitação gráfica permite uma melhor compreensão e apropriação por parte dos participantes envolvidos e se apresenta como mais uma ferramenta pedagógica e sociotécnica para uma intervenção extensionista agroecológica. Sabendo disso, este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da facilitação gráfica em diferentes processos formativos de extensão participativa e agroecológica nos Territórios do Sertão do São Francisco, Pernambucano e Baiano. Foram avaliados 13 painéis facilitadores de forma quanti-qualitativa pautada na pesquisa pesquisa-ação. Pôde-se observar que a facilitação gráfica contribui de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que os painéis facilitadores podem ser usados para diferentes objetivos como a comunicação, avaliação e planejamento. Dessa forma, sugere-se a utilização dos painéis facilitadores nos espaços de formação numa vertente agroecológica, apoiam a compreensão e cria novos caminhos para planejamento, sendo possível ser utilizado em diferentes espaços de formação e diálogos participativos.