A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE AGROECOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS. O CASO DO GEAE - UFPR

A trajetória do ensino da agronomia da Universidade Federal do Paraná está muito ligada à história do desenvolvimento econômico no Estado do Paraná. Dando inicio as atividades em 1915 em 1973 se concretizou o Curso de Agronomia, data em que foi criado o Setor de Ciências Agrárias. Portanto a Universidade sempre teve como papel formar Eng. Agrônomos que acompanhassem o processo de modernização agrícola. Com a expansão territorial do modelo de produção capitalista ao longo dos anos foram ficando evidentes as consequências sócio-econômico-ambientais. Em meio às inquietudes do momento histórico, participantes do movimento estudantil formaram o Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica, em 1981. Ao longo de sua história, o Grupo sempre apresentou um papel de nadar contra a corrente, não deixando que as práticas culturais descartadas pelo modelo de desenvolvimento caíssem em desuso, como também se atualizando nos avanços e estudos da agroecologia como ciência. Nos 30 anos de sua história o grupo nunca parou de reunir estudantes que partilhassem os mesmo anseios com relação à Universidade. Um espaço livre em que sempre se pode produzir um conhecimento além das salas de aula. O grupo sempre funcionou de maneira autônoma, exigindo um empenho a mais dos estudantes, por onde o estudo da agroecologia sempre foi extracurricular. Desde o início foi levantado também a bandeira de promoção da agroecologia, iniciando os cursos de formação em 1985, se tornando hoje uma das principais formas de divulgação da agroecologia e de continuidade do grupo ao longo do tempo. Em meio às disputas políticas do Setor de Agrárias, resistimos em nosso espaço, convictos da ciência que promovemos, sempre estimulados pelos marcos históricos deixado pelos antigos integrantes, na luta de formar senso crítico aos Eng. Agrônomos, contra as desigualdades do rural brasileiro, fomentando a formação de quadros técnicos para os movimentos sociais.