Aula de campo interdisciplinar: estratégia para o ensino-aprendizagem em agroecologia

O presente trabalho relata uma experiência em construção, vivenciada por docentes e alunos do IFRN, campus Ipanguaçu, no âmbito do curso técnico de Agroecologia. A proposta objetiva transcender os limites físicos da sala de aula, despertando a sensibilidade e o contato direto dos alunos com os aspectos que compõe o universo da agricultura familiar e seus processos de transição agroecológicos, buscando promover um ensino-aprendizagem significativo e transformador. A metodologia desenvolvida se inicia com o planejamento conjunto das aulas, intercaladas com aulas de campo focadas em sistemas de produção agroecológicos e de gestão cooperativada em assentamentos rurais no município de Apodi/RN, e se conclui com a avaliação integrada dos conteúdos abordados e vivenciados nas aulas de campo pelas várias disciplinas. A partir de relato dos alunos, percebeu-se que a abordagem teórico-prática interdisciplinar é fundamental para a construção do conhecimento em agroecologia, uma vez que permite construir um processo ensino-aprendizagem que promove um saber crítico, reflexivo e criativo, potencializando uma formação mais próxima da realidade cotidiana.

Anexos

Anexo 1