ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A PRÁTICA DA AGROCOLOGIA

Em Agroecologia, quanto maior o conhecimento do agricult@r sobre as Leis Naturais que regem a dinâmica da vida, mais resiliente será sua atividade. As mudanças obtidas e esperadas por seus processos de transição praticados, com o modus operandi renovado não prescindiram nem prescindirão de conceituação em Ecologia. A comunidade de Sete Lagoas, atrelada à cultura urbano-industrial, (por se pólo siderúrgico) tem visão restrita quanto à temática ambiental. A popularização da biodiversidade foi uma estratégia para ampliar a percepção da comunidade com relação à interdependência entre seres humanos e diversidade biológica. As dinâmicas relacionadas à alfabetização ecológica aqui expostas incluíram (1) Festival de Arte do Pequi – 3 edições (2003, 4 e 5), (2) Encontro de Professor@s da Bacia do Ribeirão Jequitibá, (3) Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Educação Ambiental (360 h), (4) Campanhas de coleta de sementes de Cratylia argentea (leguminosa forrageira nativa do Cerrado) e (5) Palestra “Agroecologia: O Presente de uma Ciência de Futuro” durante atividades do Programa Embrapa & Escola, Projeto “Papo com Ciência, e junto a grupo de agricultor@s familiares.

Anexos

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4

Anexo 5