A família de Elza e José Ventura: agricultores concientizados em relação ao uso de agrotóxocos.
Seu zé comprou um trecho próximo com 2 hectares e se orgulha, ele e a família, por nunca terem usado veneno em sua terra.Ele conta também que os trabalhos de concientização do sindicato e os ensinamentos do seu pai fizeram com que a sua propriedade tivesse um tratamento diferenciado. Os vizinhos, porém, fazendo o uso constante de herbicidas que causam a contaminação dos córregos próximos.
A família lembra com nostalgia do tempo em que a região tinha mais matas e nascentes, pois, qunto mais tempo passa maior é a mudança na paisagem na região. O brejo estão secos, os córregos assoreados e as matss destruídas. Por esse motivo, Seu Zé e a sua família tentam utilizar meios de produção que causem o menor impacto possível. O necessário é garantir a sobrevivência da família.
Abacaxi, goiaba, jabuticaba, madioca,cana, epês, cedro, embúba, santa-bárbara,farinha-seca,bico-de-beija-flor são algumas das espécies que Seu Zé possui em sua propriedade.
A propriedade conta com 1 hectare de mata, de onde partem deversas nascentes.Ocórrego que corta a propriedade, contudo, tem sido contaminado pelos vizinhos que aplicam veneno nas lavouras. As consequências desta constante ontaminação são muitas. Nos rios e córregos d região,por exemplo, nçao se acha mais a quantidade de peixes que se enxontrava por lá uns 15 anos atrás.
O agricultor faz capina na lavoura de café, já que os pés de café que ficam em locais não capinados, acabam morrendo. A grande vilã se chama "vassoura-branca", que, ao ser roçada, acaba desenvolvendo um cule rubusto, prejudicando o desenvolvimento do café.
Na propriedade de Seu Zé, a bananeira está entoucerando muito e atrapalhando a lavoura devido principalmente a falta de manejo. Omanejo sugerido foi o de deixar 3 mudas por touceira e, após a colheita cortar a bananeira espalhar nas ruas da lavoura. Seu Zé utiliza palha de café na cama de curral, recolhendo o esterco após 8 dias para aplicar na lavoura de café. Ele usa também palha de milho e acícula de pinheiro.