Os limites e desafios da produção agroecológica
A Agroecologia é uma ciência baseada na transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e agriculturas sustentáveis. Ela busca desenvolver processos de agricultura menos agressivos ao meio ambiente, que promovem a inclusão social e proporcionam melhores condições econômicas aos agricultores, consideram a cultura local e valorizam as dimensões política e ética. Assim, o uso do termo Agroecologia nos tem trazido a idéia e a expectativa de uma nova agricultura capaz de fazer bem às pessoas e ao meio ambiente.
Porém, existem desafios complexos se o objetivo é desenvolver o enfoque agroecológico, numa perspectiva de agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. Estes desafios envolvem a diversidade de sistemas agrícolas e as características ambientais, sociais e econômicas de cada comunidade.
Nesse contexto existem diversos questionamentos: O fundamental é definir qual o maior desafio? Acredita-se que as pessoas são o maior desafio, pois são elas que tem a capacidade de decidir e planejar suas ações. É extremamente importante criar grupos em cada comunidade, município e região para promover a agroecologia, onde as lideranças comunitárias devem dar o exemplo.