Feira de Agroecologia de Teresópolis
Em outubro de 2004, em função da falta de um espaço para venda direta de produtos orgânicos, em Teresópolis. Com a dificuldade do produtor na venda de seus produtos, surgiu a idéia de organizar alguns agricultores familiares e produtores rurais, de produtos orgânicos, em um espaço cedido por um produtor rural, dentro da cidade de Teresópolis, para comercialização direta de seus produtos. Os agricultores já certificados pela ABIO foram convidados para a participação neste espaço, e outros que não são certificados foram também convidados a participarem, sempre tendo como requisito a produção orgânica de alimentos.
Atualmente são 21 participantes, entre agricultores familiares, produtores rurais e sitiantes, incluindo homens e mulheres, adultos e jovens. O espaço funciona duas vezes por semana, com uma freqüência média de 400 consumidores por dia.
As vantagens para os participantes estão no recebimento à vista pela venda de seus produtos, além da eliminação da intermediação na comercialização, aumentando a margem de lucro. Também possibilita o contato direto entre os produtores e os consumidores, gerando inclusive laços de confiança no processo de comercialização. Neste processo são feitos ajustes nos preços pagos e recebidos, em função do maior conhecimento da realidade neste tipo de produção, de caráter artesanal.
O espaço de comercialização também se propõe a valorizar o conhecimento e a forma de produção orgânica.