Horta e Horto Comunitários Chico Mendes, experiência da organização não governamental Verdejar Proteção Ambiental e Humanismo em uma das comunidades do Complexo do Alemão – Zona Norte do Município do Rio de Janeiro.
No ano de 1997 alguns moradores da comunidade Sérgio Silva, componente do Complexo do Alemão, começaram a desenvolver atividades de preservação ambiental na serra da Misericórdia, nascia a ong Verdejar Proteção Ambiental e Humanismo, mas foi somente a partir do ano de 1999 que surgiu a horta comunitária Chico Mendes.
No início o objetivo foi de frear o crescimento da comunidade Sérgio Silva que avançava sobre a área verde da serra da Misericórdia, após cumprir o objetivo de frear o crescimento da comunidade mudamos o objetivo da horta que passou a ser dois, o de ser uma horta escola usada para educação ambiental de moradores locais e visitantes e o de gerar renda para alguns jovens que trabalham na mesma onde é feito o cultivo orgânico permacultural de hortaliças e condimentares, fazendo o manejo de espécies nativas com a preocupação de recuperar o ambiente degradado.
Há um ano alguns jovens da comunidade Sérgio Silva vem se envolvendo no projeto como alunos e protagonizadores do projeto, eles tem aulas práticas e teóricas de cultivo de plantas, meio ambiente, etc. e produzem hortaliças para geração de renda, que é complementada com apoio de alguns parceiros.
Hoje o projeto tem apoio da AS-PTA e da FASE- RJ, apoio técnico e administrativo e apoio financeiro respectivamente.
Os principais resultados são: a recuperação do solo degradado, conscientização ambiental de moradores locais.
Um dos principais ensinamentos é que quando você cuida bem da terra ela cuida de você também