Empreendimentos Conservacionistas Comunitários no Corredor Ecológico Central da Mata Atlântica
Este projeto está direcionado para a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica através de alternativas econômicas e práticas agrícolas sustentáveis. A aplicação de técnicas agrícolas de baixo impacto se dá através de um trabalho que vai despertando nos agricultores assistidos a importância da conservação ambiental. Com isso é possível a incorporação de tais práticas ao dia a dia das propriedades envolvidas, facilitando a compreensão por parte dos agricultores e a sua difusão entre os vizinhos. Averbação de Reserva Legal, produção agroflorestal e orgânica são temas já incorporados na prática diária dos agricultores.
Buscando garantir a continuidade de todo o processo, tem sido investido muito esforço na capacitação dos agricultores e consolidação de uma estrutura de comercialização que permita a inserção do produtor em toda a cadeia do agronegócio, eliminando os atravessadores locais.
As projeções também têm mostrado para um aumento global do mercado de produtos orgânicos, bem como do interesse na economia solidária e do mercado para produtos qualificados ambientalmente e que incorporem a melhoria da qualidade de vida de populações rurais.
A comercialização já é uma realidade. No último semestre, foram comercializadas dez mil hastes de palmito, dez mil no primeiro semestre de 2003, as projeções apontam para vinte mil hastes, até o final de 2004.
A soma dos bons resultados da comercialização com a internalização do conceito
de desenvolvimento sustentável aponta para a garantia da sustentabilidade do
projeto, em longo prazo.