Soberania alimentar, agroecologia e mercados locais
A Rede Ecovida de Agroecologia surgiu no fim da década de 90 a partir da integração de dezenas de organizações que tem na promoção da agroecologia seu objetivo central. A Rede é formada por 180 grupos de agricultores, envolvendo um total de 2300 famílias. Participam ainda 10 cooperativas de consumidores de produtos ecológicos e 25 ONGs. A Rede Ecovida, através do seu trabalho, busca privilegiar os mercados locais para o escoamento da produção agroecológica de seus membros. Democratizar e massificar o consumo de produtos ecológicos, encurtar a distância entre os produtores e consumidores e possibilitar uma crescente inclusão de agricultores e consumidores no mercado são os principais objetivos da Rede. Assim, para estimular o comércio solidário entre produtores e consumidores foi criada a Rede Solidária de Produção e Circulação de Produtos Ecológicos. As células de comercialização desta Rede são fundamentalmente feiras livres, cooperativas de consumidores, mercados institucionais, pontos de abastecimento popular, pequenas lojas e comerciantes. Dessa forma, em Caxias do Sul, por exemplo, o preço recebido pelo agricultor e pago pelo consumidor é de R$ 0,66/kg, ao passo que, no mercado convencional o consumidor paga R$ 1,00/kg e, desse valor, apenas R$ 0,25 é repassado ao agricultor.