Por que interessa à sociedade discutir comunicação e software livre? 

🖥🤍👾 Por que interessa à sociedade discutir comunicação? 

A comunicação exerce um papel central no fortalecimento da democracia, na mobilização popular e na luta por direitos. Com a criação e a crescente popularização das plataformas digitais, milhões de pessoas em todo o mundo sentem-se mais à vontade para se expressar livremente.

Porém, a aparente “liberdade de expressão” que sentimos no uso cotidiano das redes sociais – como são popularmente chamadas as plataformas digitais – é como um véu ilusório que cobre os potenciais perigos de seu uso indiscriminado.  

Muito distante de representarem um espaço para livre expressão e troca de ideias, as plataformas digitais são “big techs” – grandes empresas de tecnologia e inovação que monopolizam o mercado das comunicações em todo o mundo. Detém o controle dos dados pessoais de todos os usuários, além de garantir, por meio dos algoritmos, os temas predominantes nas redes e a maneira como eles são debatidos. 

As recentes mudanças anunciadas pela Meta quanto à flexibilização da moderação de conteúdos são um exemplo dos riscos que o monopólio das big techs traz para a garantia de direitos fundamentais, como o acesso à informação e a proteção da privacidade. 

O direito à comunicação, de maneira livre, plural e independente, requer a ampla circulação de um maior número de informações diversas e qualificadas e maior proteção sobre os dados privados. Por isso, defendemos o fortalecimento do software livre – um modelo colaborativo de desenvolvimento de sistemas, em que a propriedade privada do conhecimento é substituída por uma propriedade intelectual coletiva e colaborativa. Temos orgulho em afirmar que o ‘Agroecologia em Rede’ é um sistema de informações construído a partir de uma infraestrutura composta por tecnologias da informação em software livre. 

📌 Navegue no Agroecologia em Rede e conheça as experiências cadastradas de tecnologias sociais. Entre e fique à vontade!

✨ Arte: @bibifazart

📝 Texto: @eupriviana_____

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *