Inteligência artificial e ética na agroecologia.

🖥🤍👾 A vida está uma correria e até para quem não tem vida, está uma correria. Diferente de nós, o algoritmo não corre para pegar o ônibus ou o metrô, mas trabalha incansável e silenciosamente cumprindo ordens.
São comandos de milhões de pessoas em todo o mundo, a serem realizados em frações de segundos. Enquanto isso, ele coleta uma série de dados, como identificações pessoais, endereços, parentescos, gostos pessoais e até mesmo informações mais sensíveis e subjetivas, como os desejos, os medos, as compulsões e outras que antes se restringiam aos diários ou desabafos com as conexões mais íntimas.
A dimensão dos impactos que tudo isso traz para a humanidade ainda está sendo investigada, mas já se sabe que o perigo é um componente que caminha lado a lado com o avanço da tecnologia. O uso indiscriminado da inteligência artificial tem resultado em consequências trágicas, como a disseminação de fakenews – notícias falsas ou retiradas de seu contexto – e manipulação de imagens.
Essas (des)informações chegam às nossas mentes como se fossem verdades absolutas e interferem nos pensamentos, nos sentimentos e nas decisões cotidianas, trazendo fortes reflexos nas relações humanas e na garantia (ou não) dos direitos humanos.
No Agroecologia em Rede, tecemos a comunicação agroecológica com muito zelo, por meio de um processo criativo e participativo. Usamos a tecnologia para realizar pesquisas sobre os temas abordados, fazer a devida checagem de informações e inclusive para realizar as postagens. Mas é a nossa mente criativa, a nossa linguagem poética, a nossa bagagem cultural e os diálogos horizontais que estão à frente das criações publicadas.
Na defesa da Agroecologia, há valores e bandeiras que são inegociáveis. A ética e a democracia são alguns desses pilares e regem a construção da tecnologia na qual acreditamos.
📌 Navegue no Agroecologia em Rede e conheça as experiências cadastradas de tecnologias sociais. Entre e fique à vontade!
✨ Arte: @bibifazart
📝 Texto: @eupriviana_____