Experiência: MONTE SABORES
Chamada : monte sabores

Ano Publicação: 2010
   
Monte sabores é um espaço coletivo de comercialização de produtos da agricultura familiar que fica localizada na Rua Walter Caldas, s/n centro no município de Monte Santo-BA, os grupos da agricultura familiar são formados por grupos solidários, que se juntam para enfrentar os desafios da produção e comercialização.
A monte sabores se propõe a realizar uma comercialização que preze pelo comercio justo, onde o consumidor seja respeitado e que tenha acesso um produto natural, livre de produtos químicos.
Todos os grupos integrantes do monte sabores funcionam em comunidade rurais de monte santo e acreditam na organização.
Com o apoio da pastoral da criança, EFASE- Escola Família Agrícola do Sertão e ARESOL-Associação Regional dos grupos produtivos de renda, de onde a comunidade organizada possa tirar seu sustento e melhorar sua qualidade de vida .
Com o aumento da produção, foi necessário encontrar novos espaços, colocada á disposição dos consumidores garantisse a comercialização dos vários produtos dos grupos. Com o apoio da CONAB essa produção foi comercializada através do programa comercialização a médio e longo prazo, surgiu da articulação desses vários grupos, a idéia do MONTE SABORES.
DIZ: SAMUEL
O MONTE SABORES agora se apresenta para o povo de Monte Santo no sentido de não ser apenas um espaço de comercialização comum, mas também um espaço de cooperação mútua entre grupos produtores e consumidores, na busca de fortalecer os laços de respeito e solidariedade, almejando uma melhor qualidade de vida, seja pelo acesso a um produto natural livre de agentes.
No MONTE SABORES comercializam diversas variedades de polpa de frutas, doce de frutas nativas, geléia, mel, licuri caramelado, torta de licuri, ovos de galinhas caipira, diversas frutas da região, hortaliças em geral e vários produtos da agricultura familiar. Todos esses produtos são livres de agentes químicos que prejudiquem a saúde de sua família.
Os grupos envolvidos : comunidade de lagoa redonda, comunidade de lagoa do saco, comunidade tapera,comunidade riacho da onça, unidade comunitária, beneficiamento do licuri.
Autor(es):

EMBRAPA Semi-árido
EMBRAPA Semi-árido

Relator(es):

djane silva oliveira

Anexos
  frm_exp_geral_ex_ane ()

Áreas Temáticas
 Processos pós-colheita
 Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
 Sistemas de Produção Agrícola

Áreas Geográficas
 Monte Santo