Rede dos NEAs

Em 2019, a plataforma do Agroecologia em Rede (AeR) inaugurou um novo sistema de coleta de informações e quem movimentou os primeiros testes de uso foram os Núcleos de Agroecologia (NEAs). Inovações brasileiras, os NEAs representam ambientes de integração entre ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.

No sistema do AeR, cada NEAs é considerado um dispositivo de ação coletiva, pois atuam na construção e socialização coletiva de conhecimentos. Articulados, os NEAs formam uma Rede Temática que está em movimento desde os primeiros projetos de Rede (edital CNPq 81/2013) realizando encontros, oficinas, caravanas e diversas outras iniciativas. Enraizados em muitos territórios do país, mesmo diante dos desafios atuais de fomento, os NEAs resistem e seguem construindo enfrentamentos, alternativas e parcerias.

O projeto de Sistematização de Experiências, animado pela ABA-Agroecologia entre 2015 a 2017, identificou mais de 150 NEAs no Brasil e o mapeamento permanentemente disponível no site do AeR segue atualizando as informações e aprofundando as análises sobre essa rede. A curadoria dos dados sobre os NEAs é feita por representantes indicados pela diretoria ampliada da ABA, para dúvidas e sugestões, escreva: secretaria@aba-agroecologia.org.br