CULTIVO DE DIFERENTES ESPÉCIES EM HORTA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA COM UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE POÇO: COMUNIDADE CACIMBA DO BALTAZAR.

Este trabalho foi realizado para levar aos produtores, donas de casa e jovens rurais da comunidade de cacimba do Baltazar situada a 36 km da cidade de Petrolina (9°00´S. 40°22´W, 350m), região Semi-Árida, suplementação alimentar e melhoria na qualidade de vida através de técnicas simplificadas, auxiliando-os no cultivo de uma horta comunitária; com o intuito de utilizar uma área disponível na localidade, aproveitando sempre os recursos disponíveis na propriedade em um sistema agroecológico e sustentável. Este trabalho objetivou incentivar o cultivo de hortas comunitárias e conseqüentemente o espírito de cooperativismo e associativismo nas mesmas, proporcionando um melhoramento da sua alimentação bem como do relacionamento entre os membros da comunidade diminuindo a ociosidade e contribuindo para um suplemento da renda familiar. O trabalho foi desenvolvido na comunidade Cacimba do Baltazar, no interior de Petrolina-PE. Foram envolvidas 9 famílias com interesse em cultivar diversas hortaliças de maneira agroecológica. Os canteiros foram confeccionados no tamanho 6x1 e cada família conduziu seus cultivos aliando os conhecimentos agroecológicos adquiridos em treinamento com a sabedoria popular própria. Todas as hortaliças produzidas e vendidas foram contabilizadas para análise de viabilidade econômica. As hortaliças que mais se destacaram foram alface, coentro e cebolinha. Neste trabalho de implantação acompanhamento e assistência realizado em Cacimba do Baltazar foi utilizado recomendações básicas que garantiria a produção hortaliças o ano inteiro, sem o uso de pesticidas sintéticos e adubação permitida pelas normas da agricultura orgânica.

Experiência
CULTIVO DE DIFERENTES ESPÉCIES EM HORTA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA COM UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE POÇO: COMUNIDADE CACIMBA DO BALTAZAR.
Ano de publicação
2000
Última atualização
17/04/2018
Autoras/es
Relator/a
    Ana Paula Guimarães Santos
Áreas Temáticas
Áreas Geográficas
Comentários
Ainda não há comentários sobre esta experiência.