Resgatando o conhecimento popular das plantas medicinais no Baixo Sul da Bahia

As experiências voltadas para a garantia da segurança alimentar das famílias reforçou a necessidade de trabalhar também o resgate e a valorização da sabedoria popular sobre plantas medicinais em diversas comunidades do município de Camamu, na Bahia. Inicialmente houve a socialização dos conhecimentos, identificação das plantas medicinais, uso, plantio e forma de colheita. A partir daí foram realizados muitos outros encontros de trocas de experiências, especialmente de receitas, preparo de remédios e reflexões sobre a saúde das famílias agricultoras. Nesse trabalho os moradores das comunidades reconheceram mais de 60 plantas, aumentando o conhecimento sobre a biodiversidade local e garantindo a independência das famílias sobre as farmácias e o sistema público de saúde. Essa mobilização contribuiu para reforçar os laços de solidariedade entre as famílias, além dos ganhos em saúde. Uma receita muito útil é a de pomada de babosa, que serve para reumatismo, dores musculares e é cicatrizante. O Grupo de Camamu ensina que para fazer são necessárias três folhas de babosa, três colheres de sopa de parafina, um copo de óleo e nove de cânfora. Então se corta a folha de babosa e coloca para fritar no óleo; depois côa e se acrescenta à parafina e a cânfora; aí é só esfregar no local da dor.

Experiência
Resgatando o conhecimento popular das plantas medicinais no Baixo Sul da Bahia
Chamada
Resgate da sabedoria popular das plantas medicianais na Bahia
Ano de publicação
2003
Última atualização
17/04/2018
Autoras/es
Relator/a
Áreas Temáticas
Áreas Geográficas
Comentários
  • katia bruno 15/04/2008 às 00h00

    Achei muito interessante a receita de pomada de babosa, mas fiquei com algumas duvidas que gostaria que fossem respondidas: Qualquer tamanho de folha de babosa serve? Qual o tamanho do copo? Que tipo de canfora, pedra que vende em farmacias?

  • marcelo.da silva nascimento 05/07/2010 às 00h00

    eu achei muito enteresante esta reseita eu trabalho com venda de pomada porta ,a porta mais o produto que vendo nao esta como era vou tentar faser. muito obrigado.