experiências no Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do CETEP Recôncavo II Alberto Torres- A construção do conhecimento em Agroecologia para um “novo olhar” .

Resumo: Este relato apresenta as experiências desenvolvidas no Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres. O curso foi autorizado pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC/SUPROF para funcionar no ano letivo de 2010, de forma pioneira na Rede Estadual de Ensino da Bahia. O relato tem a finalidade de contribuir com as discussões no Seminário Nacional de Educação em Agroecologia e ao mesmo tempo, ressaltar e avaliar os limites e avanços do Curso Técnico de Agroecologia no CETEP. Mostra a relevância pedagógica do processo de construção coletiva, na formação técnica dos alunos, com atividades, aulas-práticas e projetos desenvolvidos nos diversos espaços de aprendizagem. Aborda a fundamentação, princípios e processos metodológicos da Agroecologia, na busca de um “novo olhar.” Analisa o poder criativo, respeito à diversidade e solidariedade, entre os alunos, comunidade e professores na formação. E reafirmam a importância das parcerias exitosas com instituições universitária, jornalística, de pesquisa, em prol do curso, com a idéia de ação e mobilização que valorizam o protagonismo dos jovens, que sentem-se responsáveis pelo sucesso de um projeto e do curso. Destaca o nível de articulação, entre os professores e suas disciplinas da educação profissional e do ensino médio, no qual estabelece o diálogo necessário entre as áreas do conhecimento, aumentando a motivação para o fortalecimento do processo de aprendizagem do aluno, através do desenvolvimento das habilidades e competências, constatando o alcance dos objetivos do Curso Técnico de Agroecologia no CETEP.

Experiência
experiências no Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do CETEP Recôncavo II Alberto Torres- A construção do conhecimento em Agroecologia para um “novo olhar” .
Ano de publicação
2013
Última atualização
17/04/2018
Autor/a
Relator/a
Áreas Temáticas
Áreas Geográficas
Comentários
  • Letícia Fiuza 27/05/2013 às 00h00

    Senhor (a) Elaborei o relato de experiências com a minha colega Tailane, mas só o nome dela aparece, gostaria de saber porque, já que no relato tem o nosso nome. Obrigada.