Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Esta pesquisa é fruto do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 520 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020.
A ação mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil, com a elaboração de carta compromisso para incidir nas candidaturas das eleições de 2020. É levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios e mostra aos/às futuros/as gestores/as e legisladores/as que é possível, sim, realizar ações concretas para promover a segurança alimentar das famílias, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.
O mapeamento é o resultado inicial de um processo coletivo e em construção, que envolveu 34 pesquisadoras/es, ao longo de cerca de dois meses, coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia. Seu resultado é fruto de um mapeamento preliminar de ações, políticas, programas e legislações municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que foram consolidadas a partir de um refinamento metodológico que considerou ações que possuem o poder público municipal como executor e/ou financiador das ações.

A pesquisa gerou a publicação “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional” apresenta os principais resultados do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Acesse aqui a publicação.
Resultados parciais
Cada mapeamento realizado no AeR é único e trazem informações importantes sobre como a agroecologia se manifesta nos territórios. Neste mapeamento, é possível já observarmos alguns resultados parciais. Navegue e conheça mais as experiências cadastradas na plataforma!
721
Fichas cadastradas*
*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.
721
Experiências mapeadas
Principais temas abordados
168
Construção social de Mercados
146
Políticas Públicas e fomento
121
Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
86
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar
39
Manejo dos Agroecossistemas
39
Agricultura Urbana e Periurbana
39
Terra, Território e Ancestralidade
35
Mulheres e Feminismos
35
Biodiversidade e Bens Comuns
23
Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional
17
Águas e Saneamento
15
Agrotóxicos e Transgênicos
12
Economia Solidária e outras economias
9
Juventudes
8
Cooperativismo e outros arranjos comunitários
5
Arte, Cultura e Comunicação
Para mais informações e navegação no mapa das políticas públicas municipais, acesse: https://agroecologia.org.br/mapa-das-politicas-publicas-em-agroecologia