Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Esta pesquisa é fruto do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 520 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020.

A ação mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil, com a elaboração de carta compromisso para incidir nas candidaturas das eleições de 2020. É levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios e mostra aos/às futuros/as gestores/as e legisladores/as que é possível, sim, realizar ações concretas para promover a segurança alimentar das famílias, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.

O mapeamento é o resultado inicial de um processo coletivo e em construção, que envolveu 34 pesquisadoras/es, ao longo de cerca de dois meses, coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia. Seu resultado é fruto de um mapeamento preliminar de ações, políticas, programas e legislações municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que foram consolidadas a partir de um refinamento metodológico que considerou ações que possuem o poder público municipal como executor e/ou financiador das ações.

Distribuição das iniciativas levantadas por bioma.

A pesquisa gerou a publicação “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional” apresenta os principais resultados do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Acesse aqui a publicação.

Resultados parciais

Cada mapeamento realizado no AeR é único e trazem informações importantes sobre como a agroecologia se manifesta nos territórios. Neste mapeamento, é possível já observarmos alguns resultados parciais. Navegue e conheça mais as experiências cadastradas na plataforma!

721

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

721

Experiências mapeadas

Principais temas abordados

Construção 168

Construção social de Mercados

Políticas 146

Políticas Públicas e fomento

Educação 121

Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

Alimento, 86

Alimento, Segurança e Soberania Alimentar

Manejo 39

Manejo dos Agroecossistemas

Agricultura 39

Agricultura Urbana e Periurbana

Terra, 39

Terra, Território e Ancestralidade

Mulheres 35

Mulheres e Feminismos

Biodiversidade 35

Biodiversidade e Bens Comuns

Práticas 23

Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

Águas 17

Águas e Saneamento

Agrotóxicos 15

Agrotóxicos e Transgênicos

Economia 12

Economia Solidária e outras economias

Juventudes 9

Juventudes

Cooperativismo 8

Cooperativismo e outros arranjos comunitários

Arte, 5

Arte, Cultura e Comunicação

Para mais informações e navegação no mapa das políticas públicas municipais, acesse: https://agroecologia.org.br/mapa-das-politicas-publicas-em-agroecologia