Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia
Em 2020 foi realizado um processo de mapeamento e sistematização de experiências em Saúde e Agroecologia no Agroecologia em Rede (AeR). A pesquisa tem como objetivos principais colaborar para o fortalecimento das experiências em saúde e agroecologia no Brasil, favorecer a identificação, o reconhecimento e a articulação entre as práticas/saberes dos grupos participantes. São consideradas como experiências em saúde e agroecologia as diversas estratégias coletivas dos povos, comunidades tradicionais, movimentos sociais, coletivos, grupos de educação e pesquisa, instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros, construídas a partir de princípios solidários e direcionadas à transformação das condições de saúde e vida das populações e ambientes.
Esta ação foi coordenada conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz (ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Participaram ativamente do processo de elaboração e revisão do instrumento de pesquisa representantes da Agenda de Saúde e Agroecologia Fiocruz (VPAAPS), do Campus Fiocruz Mata Atlântica, do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), da RedesFito: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), do GT Saúde da ABA-Agroecologia e representantes de organizações sociais que compõem as redes da ANA.

Fruto do trabalho em rede, coletivo e colaborativo, os primeiros resultados da pesquisa ajudam a identificar diálogos e convergências entre essas diferentes ações em saúde e agroecologia e trazem pistas sobre como o conjunto dessas experiências atua nos mais diferentes territórios e provoca a refletir sobre outros caminhos possíveis.
Resultados parciais
Cada mapeamento realizado no AeR é único e trazem informações importantes sobre como a agroecologia se manifesta nos territórios. Neste mapeamento, é possível já observarmos alguns resultados parciais. Navegue e conheça mais as experiências cadastradas na plataforma!
242
Fichas cadastradas*
*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.
82
Instituições cadastradas
160
Experiências mapeadas
Principais temas abordados
173
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar
133
Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
101
Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional
86
Biodiversidade e Bens Comuns
86
Agricultura Urbana e Periurbana
83
Economia Solidária e outras economias
74
Agrotóxicos e Transgênicos
70
Terra, Território e Ancestralidade
68
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida
68
Manejo dos Agroecossistemas
62
Mulheres e Feminismos
62
Políticas Públicas e fomento
56
Arte, Cultura e Comunicação
56
Águas e Saneamento
52
Cooperativismo e outros arranjos comunitários
41
Construção social de Mercados
35
Juventudes
32
Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
25
Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências
13
Outros
Para mais informações, acesse o Boletim “Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia”.