Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia
A Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia é uma iniciativa de abrangência nacional conduzida por uma articulação de 13 organizações comprometidas com a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional.
A iniciativa foi motivada pelo acirramento, pela pandemia de Covid-19, do contexto sócio econômico identificado no quadro sanitário, na fragilização dos canais de distribuição e de acesso aos alimentos, no aumento da vulnerabilidade de agricultores familiares e comunidades tradicionais, bem como na tendência de piora na alimentação com o aumento no consumo de produtos não saudáveis.
É nesse sentido que a Ação Coletiva Comida de Verdade se mobiliza com o objetivo de mapear, identificar e compreender como as experiências em curso contribuem para a construção e o fortalecimento de sistemas agroalimentares equitativos e sustentáveis.

O que são “Experiências em Comida de Verdade”?
As Experiências em Comida de Verdade são ações de abastecimento agroalimentar, de resiliência e solidariedade que foram adaptadas ou criadas frente à pandemia da Covid-19. São iniciativas protagonizadas por movimentos sociais do campo e da cidade, organizações populares e diversos coletivos (formais e informais) que têm garantido que a comida de verdade chegue a população, contribuindo para a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e a materialização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
A Ação Coletiva buscou mapear, por exemplo, feiras da agricultura familiar, cooperativas de agricultores e/ou consumidores, coletivos de consumo organizado (células, redes, Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSA), sistemas de entrega domiciliar mobilizados pela agricultura familiar ou com um intermediário (sejam pessoas ou organizações), hortas urbanas, campanhas de doação de alimentos para população em vulnerabilidade, dinâmicas de troca de alimentos entre comunidades, dinâmicas de abastecimento alimentar ou demais experiências protagonizadas por organizações, redes e movimentos da sociedade civil.
Os dados coletados pelo mapeamento nos diferentes territórios contribuíram para a observação e compreensão das estratégias adotadas pelos diferentes atores que compõem o sistema agroalimentar, servindo de inspiração para outras experiências e fornecendo subsídios para que o Estado e diferentes organizações possam atuar de forma mais efetiva, seja no contexto da pandemia ou para lidar futuramente com situações similares. Além disso, orientaram estudos acadêmicos voltados à reflexão sobre os processos de transição e caminhos para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares enraizados nos territórios, a serviço das necessidades da população.
Saiba mais em: https://acaocoletivacomidadeverdade.org



Resultados parciais
291
Fichas cadastradas*
*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.
291
Experiências mapeadas
Principais temas abordados
278
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar
141
Economia Solidária e outras economias
119
Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
115
Construção social de Mercados
113
Cooperativismo e outros arranjos comunitários
93
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida
75
Mulheres e Feminismos
65
Manejo dos Agroecossistemas
65
Biodiversidade e Bens Comuns
63
Agricultura Urbana e Periurbana
31
Políticas Públicas e fomento
30
Terra, Território e Ancestralidade
27
Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional
27
Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
26
Arte, Cultura e Comunicação
23
Agrotóxicos e Transgênicos
18
Juventudes
10
Outros
9
Águas e Saneamento
1
Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências
