Experiência: SITIO BAIXA BONITA (SERRA DO INACIO)
Chamada : 123

Ano Publicação: 2010
   
Dona Claudeci e seu José Valderi moram no sitio baixa bonita localizada na serra do Inácio á 70 km de santa Filomena.
Eles moram no sitio desde pequeno e antes trabalhavam com veneno, mais de 2004 para cá foi incentivada Através da vivencia de unidades demonstrativas como o NEPS que vem fazendo um trabalho com agricultores para preservação do meio ambiente.
Dona claudeci no inicio não acreditava que pudesse mudar com esse sistema de trabalho, achava impossível produzir sem veneno, sem ter que queimar.
Mas com o passar do tempo sentiu que estava enganada, e que realmente é possível produzir produtos de boa qualidade. Começou, com o tempo e colheu e agora não fala outra coisa a não ser produzir mais com os filhos.
A sua renda aumento de forma que ela está construindo uma associação ao lado da sua casa para reuniões com outros agricultores.
Claudeci dá conselhos para seus vizinhos que não precisam usar veneno, que enquanto eles gastam 30 reais para comparar veneno, ela gasta 2 á 3 reais para comprar fumo, álcool e tirar a safra melhor que a dos produtores que usam agrotóxico.
Com a ajuda do esposo José Valderi e os filhos Claudeci dizem que a alimentação da família melhorou muito.
“Meus filhos cada um já plantam seu pedaçinho de terra com mandioca para pegar gosto pelo trabalho.
No sitio de Claudeci tem o plantio de goiabeiras, caju, pinha, manga, graviola,coco e acerola.
Também tem mandioca, feijão, milho, mel e criações de animais para o consumo da família e a comercialização na feira agroecologica.
“Eu sempre falo para os meus filhos que tem que plantar de tudo um pouco, pó que só o feijão no prato é ruim, mais com o arroz e a verdura que plantamos o gosto já muda”.
Começaram a vender seus produtos na comunidade mesmo, com o tempo chegaram à parceria com o NEPS e foram doadas as barracas padronizadas para feira agroecologica da cidade de Santa Filomena e dormentes, onde hoje são conhecidos.
A família está satisfeita com o trabalho que junto com a comunidade estimulam a troca de produtos, dão hortaliças, mudas e outros produtos da agricultura como incentivo para outras famílias, com o intuito de aproximar os grupos a fortalecer o relacionamento entre a comunidade.








Autor(es):

EMBRAPA Semi-árido
EMBRAPA Semi-árido

Relator(es):

djane silva oliveira

Anexos
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()

Áreas Temáticas
 Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
 Sistemas de Produção Agrícola

Áreas Geográficas
 Santa Filomena