Experiência: CURSOS PRESENCIAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL/FORMAÇÃO INICIAL EM PRODUÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLOGICAE CURSO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA DE PRODUÇÃO ANIMAL COM BASE AGROECOLÓGICA
Chamada :
   
O curso de formação em produção orgânica e agroecológica foi realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa-NEA AGROFAMILIAR em parceria com o CVT-AGROFAMILIAR e Núcleo de Agroecologia do IPA. O curso de formação em produção orgânica e agroecológica foi voltado para os técnicos do Instituto de Agronomia de Pernambuco – IPA, estudantes e agricultores. O curso foi na modalidade presencial e foi pensado tendo como princípios metodológicos a participação e a partilha de saberes, envolvendo atividades e processos teóricos e práticos. Foi promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE-UAG. Durante o curso foram abordados sobre os processos de produção orgânica e agroecológica, políticas públicas para a Agricultura familiar? PLANAPO e PNAPO, passando por organização social e coletiva, beneficiamento da produção e comercialização. O objetivo do curso foi a partir do PLANAPO e PNAPO, refletir e subsidiar os envolvidos para um trabalho de transição agroecológica junto aos agricultores familiares do Agreste Meridional de Pernambuco na perspectiva de uma produção sustentável e assim apoiar agricultores que estejam passando pelo processo de transição e até mesmo inserir outros agricultores na produção orgânica e agroecológica.
Na modalidade de curso educacional a distância de produção animal com base Agroecológica foi um desafio para o Núcleo e CVT Agrofamiliar e para a própria universidade, pois não havia ainda sido feito algo com esse nível de interação. Esse curso foi realizado durante o mês de novembro e dezembro de 2015, na plataforma on-line moodle da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns. Foi uma experiência enriquecedora e que atingiu pessoas de todo o Brasil com os mais variados níveis de acadêmicos, sejam graduandos, técnicos, doutores, mestres e estudantes secundaristas. Ao todo foram inscritas em torno de 100 pessoas mas a turma foi composta por 60 pessoas. O curso foi dividido em quatro módulos, com as temáticas de criação de galináceos com base agroecológica, manejo sustentável de pastagens, apicultura e suinocultura ecológica. Ao final do curso foi obtido um retorno positivo do público que concluiu.
O NEA e CVT Agrofamiliar pensam em abrir chamada para um outro curso, pois a demanda foi muito grande e infelizmente não se pode atender a todas as inscrições. A utilização do meio totalmente digital para a realização de um curso voltado para a Agroecologia se mostrou um grande aliado no fortalecimento da construção do conhecimento agroecológico, permitindo discussões e troca de saberes de pessoas em diferentes regiões do Brasil, aumentando ainda a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas nessa constante construção do saber agroecológico.
Autor(es):

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Relator(es):

LUCIANO PIRES DE ANDRADE

Anexos
  frm_exp_cca_ex_a ()
  frm_exp_cca_ex_a ()

Áreas Temáticas
 Sistemas de Criação Animal
 Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
 Desenvolvimento Rural
 Sistemas de Produção Agrícola
 pt-br:Construção do Conhecimento Agroecológico|es:Construcción del Conocimiento Agroecologico

Áreas Geográficas
 Garanhuns