Experiência: IV ENCONTRO DE AGROECOLOGIA DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
Chamada :
   
Desde 2010 o Encontro de Agroecologia do Agreste Meridional de Pernambuco vem sendo realizado pelo NEA-AGROFAMILIAR, sendo um evento bienal e um valioso meio de perpetuar e fortalecer os conhecimentos da Agroecologia, foi realizado pela quarta vez durante os dias 2, 3 e 4 de junho de 2016 pelo Centro Vocacional Tecnológico-AGROFAMILIAR em parceria com o NEA e outros projetos, instituições e organizações governamentais e não governamentais, sindicatos rurais e movimentos sociais. Neste ano, além do NEA e CVT AGROFAMILIAR o encontro foi promovido junto com a Rede Nordeste dos Núcleos de Agroecologia- RENDA que promoveu um Seminário Estadual. Essas parcerias demonstram um avanço no fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e das agriculturas sociais e sustentáveis. O evento contou a participação de muitos agricultores, técnicos e estudantes e se mostra bastante relevante no campo do ensino, pesquisa e extensão.
Em todas as suas edições o evento trouxe para o debate temas de bastante relevância no processo de amadurecimento da construção do conhecimento agroecológico e nessa edição trouxe consigo o tema Produção Agroecológica e Orgânica: sustentabilidade e vida saudável no campo e na cidade. O encontro de agroecologia se mostrou um espaço de diálogos e conhecimentos teóricos e práticos construídos por todos parceiros da Agroecologia. A ideia central do evento foi fomentar a discussão sobre a contextualização nos processos de produção de alimentos na perspectiva da Agroecologia e das diversas agriculturas, seus desafios e avanços. Além de possibilitar conhecer e refletir sobre as experiências de transição agroecológica que vêm acontecendo e suas relações com as políticas públicas e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
O encontro contou com rodas de diálogos, oficinas, palestras, visitas de intercâmbio a experiências agroecológicas da região. A feira agroecológica e da agricultura familiar esteve presente durante os dois primeiros dias do evento junto a uma feira de livros. Também houve espaço para apresentações culturais. Houve além disso, apresentação de resumos simples em diversas áreas de conhecimento, com objetivos como favorecer a troca de saberes e a construção social de novos conhecimentos técnicos científicos e populares, possibilitando assim, discutir sobre experiências e práticas na produção rural de base agroecológica, apoiando e promovendo o fortalecimento e a visibilidade da produção e da organização de agricultores e famílias na região, proporcionando um espaço de formação dialógica para estudantes, professores, técnicos de instituições de ensino, de pesquisa e de extensão e agricultores entre outros.
O encontro consegue cumprir seu papel de espaço de organização de agricultores, entidades governamentais e não governamentais, estudantes e técnicos e cumpre os objetivos principais como a consolidação da Agroecologia com enfoque científico e sobretudo prático na reconstrução dos saberes e estabelecimento de diálogos. Convém destacar que o evento tem possibilitado espaços de reflexão e ação para além do âmbito local e tem contribuído para os processos de desenvolvimento com envolvimento e sustentabilidade a partir de diversos sujeitos sociais que atuam na região do Agreste Meridional de Pernambuco e em outros locais.
Autor(es):

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Relator(es):

Horasa Maria Lima da Silva Andrade

Anexos
  frm_exp_cca_ex_anexos ()
  frm_exp_cca_ex_anexos ()
  frm_exp_cca_ex_anexos ()

Áreas Temáticas
 Sistemas Agroflorestais e Agroextrativismo
 Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
 Desenvolvimento Rural
 Sistemas de Produção Agrícola

Áreas Geográficas
 Garanhuns