Incentivo ao aproveitamento de quintais urbanos para cultivos agroecológicos: a experiência da AS-PTA em parceria com a Pastoral da Criança na zona oeste do Rio de Janeiro.

O projeto “Integrando o Resgate das Experiências de Cultivos em Quintais ao Trabalho da Pastoral da Criança”, na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, iniciou-se em 2003 com um grupo de líderes da Pastoral da Criança da comunidade Vilar Carioca em Inhoaiba. À medida que o projeto foi se desenvolvendo e se ampliando, novas comunidades foram se integrando; hoje participam 25 comunidades. As líderes envolvidas no projeto são constantemente estimuladas a identificarem nas comunidades que acompanham, as pessoas que já praticam agricultura nos seus quintais. Essas pessoas, de acordo com sua disponibilidade e interesse apóiam o projeto, facilitando o trabalho. Cada iniciativa é valorizada e as características de cada comunidade são respeitadas. Uma equipe do Programa de agricultura urbana da AS-PTA presta assessoria técnica e metodológica ao projeto. A equipe da AS-PTA e as líderes reúnem-se mensalmente para discutir temas ligados à agricultura e também para avaliar e planejar o trabalho. São realizadas oficinas valorizando os saberes das líderes. Bimestralmente há encontros para a apresentação das experiências, onde a líder comunica ao grupo a sua experiência com as famílias e como busca soluções para os problemas do cotidiano. Essas reuniões também se destinam ao planejamento das visitas técnicas de apoio e mutirões nas comunidades que apontam necessidades. No desenvolvimento do trabalho é fundamental entender e conhecer o que as famílias sabem sobre plantio, o que elas trazem de conhecimentos e de quê elas são capazes. É com base nesses conhecimentos, habilidades e capacidades, que cada líder planeja e estrutura sua ação, de modo que as famílias possam superar suas dificuldades de alimentação, participando ativamente desse processo Agricultura na cidade - Experiências em quintais da periferia do Rio de Janeiro - http://www.politube.org/show/1531

Experiência
Incentivo ao aproveitamento de quintais urbanos para cultivos agroecológicos: a experiência da AS-PTA em parceria com a Pastoral da Criança na zona oeste do Rio de Janeiro.
Chamada
Agricultura urbana com enfoque agroecológico na zona oeste do minucípio do Rio de janeiro
Ano de publicação
2009
Última atualização
17/04/2018
Autoras/es
Relator/a
Anexo
Área Temática
Áreas Geográficas
Comentários
Ainda não há comentários sobre esta experiência.