EMPODERAMENTO DE AGRICULTORES NA ESCOLHA DE CULTIVARES DE HORTALIÇAS EM HORTAS AGROECOLÓGICAS NOS MUNICÍPIOS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA.

A produção agroecológica visa o equilíbrio entre o homem e a natureza através da manutenção da biodiversidade e a ciclagem de nutrientes, técnica esta bastante empregada em hortas comunitárias. Estes sistemas proporcionam a produção de alimentos saudáveis seja para alimentação familiar ou comercialização. Apesar da importância desses espaços, pouca ênfase tem sido dada para a seleção de variedades de hortaliças mais adaptadas a esse sistema de cultivo. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho promover desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e qualidade de vida de agricultores por meio do empoderamento dos mesmos na escolha de cultivares de hortaliças em hortas agroecológicas. As ações foram desenvolvidas de maio a novembro de 2014 em três hortas comunitárias localizadas nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, utilizando-se ferramentas participativas no processo de emancipação dos agricultores. Esse projeto contou com a participação de 21 agricultores e a avaliação de sete culturas de maior interesse. Durante a execução do projeto observou-se grande interesse dos agricultores e elevada eficiência da metodologia utilizada em promover empoderamento dos mesmos no processo de seleção varietal de hortaliças adaptadas ao sistema de produção local, o que pode contribuir com a sustentabilidade das unidades de produção e com a segurança alimentar e qualidade de vida dos agricultores.

Experiência
EMPODERAMENTO DE AGRICULTORES NA ESCOLHA DE CULTIVARES DE HORTALIÇAS EM HORTAS AGROECOLÓGICAS NOS MUNICÍPIOS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA.
Ano de publicação
2016
Última atualização
28/05/2018
Autor/a
Relator/a
Anexo
Áreas Temáticas
Áreas Geográficas
Comentários
Ainda não há comentários sobre esta experiência.