Uso da maniçoba: a experiência da família de Antônio Bento e Socorro

Antônio Bento e sua família moram no sítio Lajedo de Timbaúba, em Soledade (PB), aonde criam gado, cabras, galinhas e guiné. Começaram a utilizar a maniçoba para alimentar o gado após visita ao projeto CAATINGA, em Pernambuco. Antes, a planta só era conhecida como sendo tóxica e vista como uma ameaça aos animais. Ainda desconfiado, o agricultor passou a usar uma pequena quantidade de farelo da maniçoba na nutrição do gado. Como a receita não fazia mal aos animais, foi aumentando a dosagem até substituir totalmente o resíduo que utilizava anteriormente. Com essa ração, o gado ficou mais saudável, resistindo bem às épocas de seca. Antônio explica como cultivar a maniçoba: deve-se esperar a semente estalar no chão; cava-se pequenas covas dentro de um cercado, plantando em seguida. Depois da primeira chuva as mudinhas levam de 40 a 60 dias para nascer. Pode ser usada fenada ou em farelo. Os galhos devem ser cortados na grossura máxima de um cabo de enxada. Deve-se passar na forrageira. Coloca-se em seguida num calçadão ou lona para secar ao sol por duas horas. Para ser armazenada, a ração tem que esfriar. Após esse processo o farelo perde todo o veneno. Deve-se utilizar quatro quilos de maniçoba para cada rês. Antônio Bento garante que a ração é muito rica em proteínas, além de ser um vermífugo eficiente e ajudar a matar piolhos e carrapatos.

Experiência
Uso da maniçoba: a experiência da família de Antônio Bento e Socorro
Chamada
Uso da ração de maniçoba como complemento alimentar
Ano de publicação
2000
Última atualização
17/04/2018
Autoras/es
Relatoras/es
Anexo
Áreas Temáticas
Áreas Geográficas
Comentários
  • Maria Das graças Paiva Torres 28/07/2013 às 00h00

    O gado do meu irmão esta morrendo porque comeu planta maniçoba,sintomas urina com sangue, fezes com sangue. Que ele dever fazer ?

  • Francisco Lima 25/05/2017 às 00h00

    Venho por meio deste me informa onde posso conseguir a semente de maniçoba para plantar em Vertentes PE onde tenho com meu irmão uma pequena criação de gado de leite desde já agradeço a atenção. Francisco B de Lima.

  • Marcus aurelio da silva gonçalves 21/01/2019 às 18h52

    Já vi reportagens no programa globo rural gostaria de saber aonde consigo amostras de sementes para multiplicar.