A Construção e Animação Cultural e Parcerias Públicas e Comunitárias na Escola Família Agrícola Paulo Freire e Comunidade do Entorno'

Este é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo FAE/UFMG/REDE CEFFAs, desenvolvido através do Projeto de Pesquisa e Experimentação Pedagógica PPEP sobre o eixo cultural, na sede da Escola Família Agrícola (EFA) Paulo Freire e comunidades do entorno focando A Construção e Animação Cultural de Parcerias Públicas e Comunitárias na Escola Família Agrícola Paulo Freire e Comunidade do entorno. A pesquisa se deu através do método Pesquisa-ação onde no mesmo espaço em que se pesquisa se aplica e se vivencia com os diferentes atores envolvidos no processo, possibilitando assim o envolvimento e empoderamento das pessoas e dos seguimentos no processo. O trabalho está dividido em quatro partes: Na primeira parte, está descrita a contextualização do movimento dos CEFFAs no Brasil, em Minas Gerais e especificamente no município de Acaiaca. Na segunda parte, apresenta-se as motivações pessoal e institucional, bem como, a justificativa da temática pesquisada. O leitor, na terceira parte encontrará um diálogo e uma fundamentação bibliográfica, a partir de alguns teóricos, como Marilena Chauí e a idéia dos diferentes estágios e formas de ampliação das concepções de Cultura, saindo do seu sentido etmológico: Cultura = Cultivo, passando pela idade moderna na qual, o conceito de cultura é o sinônimo de “qualidade adquirida pelo homem” e de forma a, num contexto antropológico social mais recente, vindo a ser compreendida como um modo de vida e “produção simbólica de um povo”.

Experiência
A Construção e Animação Cultural e Parcerias Públicas e Comunitárias na Escola Família Agrícola Paulo Freire e Comunidade do Entorno'
Ano de publicação
2013
Última atualização
28/05/2018
Autor/a
Relator/a
Anexos
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